Associação Maraca faz apresentação oficial de suas actividades em Maputo

DESTAQUE SOCIEDADE

Decorreu na semana finda, dia 20 de Abril, o lançamento inaugural das actividades da Associação Maraca em Moçambique. Esta associação se estabelece em Moçambique com o objectivo de desenvolver diversas actividades de cariz social junto de seus parceiros no Ibo, Pemba, e outros pontos da província de Cabo Delgado e do país de forma gradual. A Associação Maraca é uma organização francesa sem fins lucrativos de direito Suíço que conta com fundos disponibilizados pelos seus parceiros internacionais com vista a proporcionar ajuda às comunidades mais desfavorecidas.

Neste momento, a Associação Maraca já avança com a construção de uma Escola Primária na localidade de Murebué, em Cabo Delgado, pois segundo o representante da associação, Bruno Deloison, “a educação é o ponto principal de partida para o desenvolvimento […] Haverá nesta escola 150 alunos durante o dia, e a noite os seus pais também vão poder estudar, vai ser bom”, Disse.

Deloison considera Cabo Delgado uma das regiões mais pobres de Moçambique e até do mundo, daí que pretende usar um pouco da sua influência e contactos para de alguma forma ajudar as populações a se reerguer dos cenários vividos durante os ataques terroristas nos últimos tempos. Bruno revela que a escolha de Cabo Delgado partiu de um amigo moçambicano que o convidou a conhecer a beleza da província.

“Já estive na Ilha de Bazaruto, Ibo e fiquei maravilhado com o que vi por lá, mas a população não está feliz e não está a aproveitar o que a natureza lhes oferece” refere o representante.

Como tal, a associação planeia até Dezembro deste ano terminar a construção da escola já em curso na localidade de Murebué, oferecer roupas novas aos meninos desfavorecidos no Arquipélago das Quirimbas, Ilha do Ibo e dar-lhes suporte para que tenham uma educação de qualidade e já discute-se a implementação de mais 8 projectos.

No evento de apresentação da organização estavam diversos empresários franceses, engenheiros de construção civil e outros, que de acordo com as palavras da Associação Maraca poderão colaborar com futuros projectos a serem desenvolvidos pela associação em breve.

A associação pretende estabelecer-se em Moçambique o máximo de tempo possível de tal maneira que já movimenta a documentação necessária junto dos agentes governamentais para a legalização de procedimentos administrativos legais neste nesse sentido.

Desta forma, sendo Maraca uma organização francesa, conta o apoio da TotalEnergies em Moçambique e outras, e pretende junto desses parceiros arrecadar até 1 milhão de dólares para viabilizar os projectos já em mesa.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *