Acionistas da Tmcel nomeiam Comissão de Gestão para desviar a empresa do colapso

DESTAQUE ECONOMIA POLÍTICA

Volvidas 24 horas depois dos trabalhadores da Tmcel, através do Comitê da Empresa, terem vindo ao público rebater os pronunciamentos de Mateus Magala, ministro dos Transportes de Comunicações, na sessão de perguntas e respostas ao Governo na Assembleia da República, os acionistas da empresa que renasceu da fusão entre as Telecomunicações de Moçambique (TDM) e Moçambique Celular (Mcel), Instituto de Gestão de Participações do Estado (IGEPE) e Televinte Telecomunicações S.A, depois da assembleia geral extraordinária, decidiram, nesta terça – feira, 16 de Maio, nomear uma Comissão de Gestão para dirigir os destinos da única operadora de telefonia móvel “Mad in Mozambique”.

Mateus Magala comparou o actual estágio da Tmcel com um doente que está na fase terminal, tendo avançado que a salvação da mesma passava por encontrar um parceiro estratégico e pela venda dos 80% das acções, uma vez que em caso do Governo assumir a dívida de mais de 400 milhões a força de trabalho reduziria 60%.

Os pronunciamentos do titular do pelouro dos Transportes e Comunicações não caíram bem no seio dos trabalhadores que, na segunda-feira (15), através do Comitê da Empresa, vieram ao terreno declarar que estão a sentir “melhoria das operações da empresa relativamente à implantação de novos sistemas e novas redes, mas também na questão do pagamento de salários”.

De acordo com dados na posse do Evidências, os trabalhadores já estavam a par dos planos do Governo para revitalizar a Tmcel, ou seja, queriam travar a nomeação da Comissão de Gestão.

No entanto, o Executivo, através do Instituto de Gestão de Participações do Estado e Televinte Telecomunicações S.A, por sinal acionistas daquela operadora móvel, mostrou que a sua decisão era irreversível.

Na assembleia geral extraordinária, realizada nesta terça – feira, 16 de Maio, os acionistas da Tmcel-Moçambique Telecom, para além de discutir os planos de revitalização da empresa, de redução de custos e estudo de rentabilização de centros de custos, decidiram nomear uma Comissão de Gestão para dirigir os destinos da empresa.

A Comissão de Gestão que tem a árdua missão de desviar a Tmcel do colapso é constituída por Mahomed Adamo Mussá, presidente e responsável pelas áreas Comercial e Sistemas, Nordino José Wazo, gestor para a área de Operações e Cezerillo Horácio Eugénio Matuce, gestor para as áreas de Administração e Finanças, enquanto Mahomed Rafique Jusob Mahomed, Mário Luís Albino e Binda Jocker deixaram de exercer funções de membros do Conselho de Administração.

Refira-se que Mahomed Rafique Jusob Mahomed foi quadro da extinta TDM e fez parte da equipa que participou na fundação da Mcel, contando ainda com uma larga experiência de gestão em todos níveis.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *