Jornalistas capacitados em matérias de aviacão civil e tecnologia de informação

DESTAQUE SOCIEDADE

Recentemente, jornalistas dos órgãos de Comunicação Social dos países do Norte de África, África Oriental e Órgãos de Comunicação Social regionais da Comunidade de Oceano índico foram capacitados em matéria de aviação civil e tecnologia de informação. Durante o evento realizado no Burundi, os repórteres propuseram estratégias de trabalho em prol da disseminação de informação sobre programas de integração regional nas àreas de Aviação Civil e Tecnologias de Informação

Capacitar e familiarizar mídias da região em matéria de aviação civil e de apoio ao Desenvolvimento do Sector dos Transporte Aéreo (SATSD) e aprimoramento da governação em ambiente favorável no Sector de Tecnologia de Informação e Comunicação (EGEE-ICT), siglas em inglês, era o principal objectivo da formação que decorreu em Burundi.

Durante a capacitação os jornalistas debateram sobre o seu papel na disseminação de informação sobre os estes dois programas, tendo sido identificados alguns constrangimentos relativos a partilha e acesso à informação bem como as possíveis acções a serem levados a cabos para melhoramento na coberta jornalística sobre os projectos.

Na ocasião Mwangi Gakunga, chefe de comunicações do COMESA, apresentou os resultados dos debates entre os mídias, sobre princípios e práticas e recomendações para profissionais da comunicação social. A pertinência ao uso de plataformas digitais como websites , WhatsApp,  para partilha  de informação, onde o uso das  plataformas digitais irá permitir que as redações  tenham acesso à informação em tempo oportuno. A criação de grupos de WhatsApp onde todos jornalistas farão parte, o uso das redes sociais assim como a organização regular de workshops regionais onde serão partilhados informações e experiências sobre os estágios dos projectos  foram  algumas das  acção propostos pelos escribas.

Na mesma senda os mídias apontam para a urgência da inclusão dos jornalistas em todos os estágios de implementação dos programas o que irá melhorar a cobertura e a divulgação dos mesmos. Os conteúdos limitados e ausência de uso de idiomas locais, assim como falta de competências na elaboração de relatórios sobre infra -estrutras os comunicadores apontaram a necessidade de se a explorar modalidades para disponibilizar notícias em idiomas locais, e realização de actividades regulares de capacitação para profissionais de comunicação social.

Dirigindo se aos jornalistas, o convidado de honra, Thierry Kitamaya , reconheceu o papel dos mídias nas aspirações de integração regional do continente, avançando que o workshop e vital para capacitação dos comunicadores e proporcionará uma oportunidade para o melhoramento no seu desempenho o que irá facilitar a produção e divulgação de matéria e conhecimentos ao público sobre estes projectos.

 Em representação a Secretária da Geral do COMESA , Dr Bernand Dzawanda,  Economista Sênior na área de transporte do COMESA , frisou  que a comunicação social é importante na facultação de informação sobre o desenvolvimento socioeconômico da região , sublinhado  que  para além de informar ao público sobre os programas de desenvolvimento os mídia também auxiliam na participação popular no monitoramento e avaliação dos mesmos.

Dzawanda referiu ainda que era através dos meios de comunicação social que se poderia obter feedback e opiniões sobre os dois programas e essas opiniões são valiosa e fundamentais para o alcance do mais amplo objectivo da integração regional.

 De referir que estes dois programas com duração de 4 anos foram orçados de 8 milhões de euro cada e serão implementados em cinco Comunidades Económicas Regionais (RECs) nomeadamente, Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) Comunidade da África Oriental, (EAC), Comunidade de Oceano Índico (IOC), Autoridade Intergovernamental (IGAD).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *