Boeing 737 700 ficou retido em Dar Es Salaam por falta de pagamentos mínimos (handling)

DESTAQUE SOCIEDADE

O Boeing 737 700, com matrícula C9 BAR, das linhas Aéreas de Moçambique (LAM) ficou retido, nesta terça-feira, 05 de Março, por volta das 15 Horas, no Aeroporto Internacional de Dar es Salaam, Tanzânia, supostamente por falta de pagamento dos serviços mínimos de handling. O voo da LAM esteve retido por causa de falta de pagamentos a empresa Swissport, uma empresa de handling responsável por todos os serviços prestados em terra para apoio às operações do transporte aéreo, envolvendo principalmente o atendimento e a segurança de aeronaves, passageiros, tripulantes, bagagens e carga.

O Evidências apurou que se trata de uma dívida de 10 mil dólares acumulada nos últimos meses e que a LAM teve de pagar às pressas para se prosseguir com a limpeza depois de resistência de quase uma hora.

Nos últimos meses, em plena intervenção, a empresa regista uma quebra nas receitas, num contexto em que as despesas operativas aumentaram em cerca de 200% por causa de algumas opções comerciais da Fly Modern Ark, que mesmo sem apresentar resultados financeiros positivos assumiu semana passada a direção geral da LAM.

Por causa do aumento da despesa, muito por conta da abertura de algumas rotas que operam no prejuízo, a companhia de bandeira enfrenta dificuldades para saldar dívidas com fornecedores. No entanto, relata-se um cenário diferente na África do Sul, onde as dívidas com os fornecedores estão pontualmente pagas, sendo que um dos principais beneficiários é a própria Fly Modern Ark que tem no comissionamento de aluguer de aviões seu principal negócio.

Contactado pelo Evidências, o Gabinete de Comunicação e Imagem das Linhas Áreas de Moçambique não confirmou e muito menos desmentiu a notícia que dá conta de uma aeronave da companhia retida na Tanzânia por falta de pagamentos, mas prometeu se pronunciar oportunamente sobre o assunto.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *