Entrar e sair da Cidade de Maputo nas primeiras do dia assim como na hora de ponta tem sido um calvário para os automobilistas. Com o objectivo de minimizar o tráfego na capital moçambicano e, sobretudo, melhorar a mobilidade urbana, o Governo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), defende a implementação de novos horários na função pública e outros sectores.
Para além de melhorar a mobilidade urbana, o com a implementação de novos horários, o Executivo pretende aumentar a eficiência da rede comercial, daí que propõe que os serviços públicos passem a funcionar entre 8:30 e 16:30 horas ao invés do actual horário que vigora das 7:30 às 15:30 horas.
No plano do Governo para melhorar a mobilidade urbana, as escolas e universidades passariam a abrir entre 7:00 e 8:00 horas, sendo que as unidades sanitárias funcionariam das 6:30 às 17:30 horas.
No que ao comercio retalhista diz respeito, as lojas abririam as 9:00 e encerrariam 19:00 horas. No entanto, o Ministério dos Transportes e Comunicações adverte que o ensino primário, o sector privado, a banca, os seguros e o comércio grossista manteriam os seus horários actuais.
De acordo com o Jornal Notícias, a proposta do Executivo recebeu luz verde da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM), uma vez que poderá responder as preocupações do comércio e serviços.

Facebook Comments