União Europeia financia projectos de empreendedorismo e de proteção para vítimas de VBG

DESTAQUE SOCIEDADE

Com a recente visita da Comissária de Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, Moçambique beneficiou-se de financiamento de projectos em prol da capacitação e empregabilidade para além de proteção contra violência.

A União Europeia (UE), um dos principais financiadores e investidores no país, através da Comissária de Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, financiou dois projectos “Capacitar para Empregar” e “Tolerância Zero! à Violência Baseada no Gênero” com vista a desenvolver o país e abrandar estáticas de violência.

Para o primeiro projeto, a UE disponibilizou cerca 8.5 milhões de euros. De acordo Urpilainen, a iniciativa “Capacitar para empregar” visa apoiar a juventude moçambicana a atingir o potencial para liderar transformação socioeconómica só país.

Prosseguindo, a representante da União Europeia disse ainda que o projecto vai beneficiar os jovens da faixa etária compreendida entre 15 aos 35 anos de idade para revolucionar o desenvolvimento da nação.

Relativamente a iniciativa “Tolerância Zero! à Violência Baseado no Gênero”, a UE, em parceria com Agência Catalã, disponibilizou 12 milhões de dólares, sendo que a mesma tem por finalidade última proteger todas mulheres independentemente da faixa etária e para classe masculina contra todo tipo de violência baseada no gênero quer que seja o local. (Elísio Nuvunga)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *