Botswana capacita militares moçambicanos para combater terrorismo

DESTAQUE POLÍTICA

O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou, na quarta-feira, 10 de Julho, que há militares nacionais que estão a ser formados no Botswana com o objectivo de combater o terrorismo na província de Cabo Delgado.

Para o Chefe do Estado, os quadros militares que estão a ser formados em terras “Tswanas” vão assegurar a continuidade do combate ao terrorismo no Teatro Operacional Norte.

“Quero agradecer ao povo de Botswana, ao Presidente Masisi e ao seu Governo por terem tomado uma decisão certa de, juntamente conosco, trabalharmos para podermos combater o terrorismo. E acredito que esse sentimento que já manifestou para mim não termina por aqui. Há muitas formas com que ele está a apoiar Moçambique e, portanto, continuará. Nós estamos a formar nossos oficiais, nossos quadros militares no Botswana e continuará o fluxo, porque são esses que devem assegurar a continuidade do combate”, declarou Filipe Nyusi para depois destacar o investimento no sector dos transportes.

“Nós estamos a ver o actual, porque o tráfego de e para Botswana existe, é um tráfego que tem de ser visto de longo horizonte. Podemos usar os nossos portos, portos actuais, e estamos a conceber também futuros portos para tornar o país sustentável e também dando seguimento às regras universais de produção, as áreas como as de transporte de carvão, que já tínhamos ensaiado. Sei dizer que os nossos irmãos têm muito cobre, que ainda não começaram a explorar na sua profundidade. Vai precisar de ser escoado. Com o crescimento da economia de Botswana, os consumos em combustíveis e outros são enormes. Vai precisar de escoar. Então são esses aspectos sérios e concretos que nós estamos agora a debruçar”.

Por sua vez, o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, declarou que há necessidade de manter a África Austral livre das acções terroristas com vista a reforçar as trocas comerciais na região.

“Estou aqui para tentar fazer crescer as nossas relações bilaterais, especialmente na frente económica. No nosso comércio, os números têm ampla oportunidade de crescer em ambos os lados. Vocês têm muitos produtos e oportunidades, nós também. Estamos empenhados em partilhar o nosso conhecimento no espaço militar e de segurança”, declarou Masisi.

Facebook Comments

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *