O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, reconheceu, recentemente, que o desconhecimento do inimigo continua a ser um dos grandes desafios na luta contra o terrorismo na província de Cabo Delgado.
Foi à margem da abertura do XXV Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional que o Presidente da República revelou que os desafios actuais extravasam o aspecto do imaginável.
“Quando tinha um conflito nosso, sabíamos para onde ir e como travar, mas, hoje, não se sabe quem são os nossos inimigos, o que querem e quem os financia. Portanto, as ameaças extravasam o aspecto do imaginável (…) Quando o inimigo se identifica, nós conhecemos a sua natureza. Quando se combateu o colonialismo era fácil montar cenários, porque conhecíamos a identidade do inimigo, mas, agora, é muito vulnerável a maneira como o inimigo se apresenta e trabalha com pessoas sem nenhuma ideologia, o que torna diferente a forma de combatê-lo”, declarou Filipe Nyusi.
Face a esta realidade e garantir a integridade do país, Nyusi exigiu que o pelouro liderado por Cristóvão Chume aprimore a capacidade de avaliação bem como os mecanismos de resposta e caráter e dinâmico.
Por outro lado, o Presidente da República enalteceu o empenho das Forças de Defesa que com apoio das tropas amigas tem estado na linha da frente do combate ao terrorismo no Teatro Operacional Norte.
“Louvamos e saudamos o sector da defesa e segurança pelo seu engajamento no cumprimento das missões, combatendo sem tréguas e com bravura as acções que atentam contra a unidade nacional e integridade territorial”.
Facebook Comments