A capital moçambicana, Maputo, será, no dia 22 de Agosto em curso, palco do lançamento do livro da autoria de Prof. Doutor Jorge Fernando Jairoce intitulado “A Mulher e o Comércio Informal Transfronteiriço – Mukhero no Sul de Moçambique”. A obra que irá ao mercado com o selo da Gala Gala Edições é composta por 178 páginas e surge na sequência de uma pesquisa para o trabalho de doutoramento, defendido em 2016.
De acordo com a Gala Gala Edições, o livro “A Mulher e o Comércio Informal Transfronteiriço – Mukhero no Sul de Moçambique” faz uma análise profunda e esclarecedora sobre a dinâmica do comércio informal transfronteiriço, especificamente centrado no fenómeno do “mukhero”.
“A obra visa responder a questões cruciais como a definição do mukhero e as suas origens, examinando quando e como esse comércio emergiu na região. Além disso, o autor investiga as características dos participantes do mukhero, os quais são predominantemente mulheres, destacando as suas experiências e desafios. O livro também aborda o papel das instituições governamentais, analisando como elas regulam e impactam essa prática económica, vital para muitas comunidades locais. Com uma abordagem rica e informativa, a obra de Jairoce é um importante contributo para o entendimento das interações económicas e sociais no Sul de Moçambique, e certamente, do país”, explica a editora através de um comunicado.
Para José Rivair Macedo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que assina o prefácio do livro, a obra de Jairoce visa dar visibilidade as actividades que ficaram no anonimato durante muito tempo.
Jorge Fernando Jairoce nasceu em Sofala, 1981. É Doutor em História com especialização em Relações Político-Institucionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). É, actualmente, docente no Programa de Doutoramento em História de África na Universidade Pedagógica de Maputo, pesquisador e possui artigos científicos e de opinião publicados em Moçambique e Brasil.
Facebook Comments