Valige Tauabo anuncia recuperação do Posto Administrativo de Mucojo

DESTAQUE SOCIEDADE
  • Mucojo estava há quatros anos nas mãos dos terroristas

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, anunciou, na quarta-feira, 18 de Setembro, que as Forças de Defesa e Segurança recuperam o Posto Administrativo de Mucojo que estava nas mãos dos terroristas há quatros anos.

De acordo com Valige Tauabo, Posto Administrativo de Mucojo foi recuperado em Agosto último depois de uma operação conjunta das Forças de Defesa e segurança e os militares ruandeses.

 “Na zona de Mucojo, nós não aconselhamos a população a fazer-se presente neste momento, porque ainda estamos a restabelecer um bom ambiente através das nossas Forças de Defesa e Segurança e as suas congéneres do Ruanda e Força Local. Primeiro, temos de deixar que se faça uma limpeza porque, como podem notar, os extremistas podem não estar lá onde fazem ataques mas podem colocar engenhos explosivos e causarem danos. É esse o trabalho que está a ser feito. É uma limpeza total. Nos próximos tempos, a nossa população vai começar a retornar a Mucojo”, declarou o Governador de Cabo Delgado.

Valige Tauabo revelou, por outro lado, os grupos armados continuam a protagonizar ataques no distrito Muidumbe, tendo ainda referido que as populações não podem voltar às suas zonas origens porque há suspeitas de que os insurgentes deixaram material bélico escondido.

 “Com a perseguição que está a acontecer, através das nossas Forças de Defesa e Segurança, Força Local, Força da Tanzânia e do Ruanda, coloca os terroristas encurralados. E, quando passam nas comunidades durante a perseguição, a população denuncia e há uma pronta intervenção das forças para que eles sejam estancados. Nos próximos momentos, vamos ter alguns destes a serem julgados em tribunal para que digam, exactamente, o que estavam a fazer”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *