09 de Outubro é o dia marcado para a realização das eleições gerais para a eleição do próximo presidente da República, membros da assembleia da república e membros das assembleias províncias.
O processo de votação arrancou oficialmente as 07:00 depois do chefe de Estado ter exercido o seu direito de eleger pela última vez na qualidade de presidente da república.
A nível da cidade de Maputo até às 07:30 boa parte das assembleias de voto ainda não tinham o material do processo de votação com destaque para as urnas. Este cenário deixou agastado os cidadãos que largaram tudo para logo às primeiras horas do dia exercer o seu direito, “isto é só para enervar as pessoas e manchar o processo” disse um dos delegados em representação de um doa partidos políticos. “Se isso continuar assim vamos abandonar isso e voltar para as nossas casas” reagiu uma outra cidadã eleitora. “Levantei cedo e nem sequer tive o matabicho e até agora estou aqui” declarações de uma anciã eleitora.
A assembleia de voto localizada no bairro de Magoanine A (Escolinha Assane Impura) é o exemplo de muitos casos, aqui o carro contendo as urnas e as cabines de votação só chegou quando eram 8:40 minutos e muitos eleitores trouxeram consigo cadeiras para pacientemente esperar o arranque do processo.

Facebook Comments