O Presidente da República esteve ausente das redes sociais nos últimos quatro dias. No entanto, reapareceu nesta terça – feira, 22 de Outubro, para felicitar Joaquim Alberto Chissano, antigo chefe de Estado, pela passagem do seu 85º aniversario e não escapou das criticas dos internautas pelo silencio em relação ao assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe.
Parece que os moçambicanos não perdoaram o seu “Empregado” pelo facto deste não ter se pronunciado sobre o ressurgimento dos esquadrões da morte que assassinaram brutalmente Elvino Dias, advogado de Venâncio Mondlane, e Paulo Guambe, mandatário do PODEMOS.
O Presidente da República não quis deixar passar em branco o 85º de Joaquim Alberto Chissano, antigo Chefe de Estado e membro proeminente da Frelimo, tendo recorrido as redes sociais para felicita – lo.
“Parabéns, Presidente Chissano! Parabéns nossa inspiracao, nossa retaguarda segura pelos teus 85 anos. Longa vida, e vida de qualidade eh o que desejo em nome dos moçambicanos, de mim próprio e da minha família”, lê-se na publicação de Filipe Nyusi que cita igualmente a Bíblia sagrada, concretamente o Livro de Romanos capitulo 08, versículos 18 e 25, para falar do percurso de combatente de Chissano.
No entanto, a publicação do Chefe de Estado foi uma oportunidade soberana para os internautas criticarem o seu silencio em relação ao bárbaro assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe.
“Cheguei a pensar que o senhor Presidente tinha problemas de Facebook. O pais esta de luto e o senhor não diz nada? O pais esta em greve e o senhor não diz nada? Quer dizer que estamos a viver uma verdadeira ditadura nas mãos da Frelimo. Dói ter um Governo como o vosso”, lamentou um internauta para depois referir que Filipe Nyusi carrega nas costas o sangue dos moçambicanos inocentes.
“Parabéns e feliz aniversario nosso antigo Presidente que tanto lutaste para erguer uma nação regada de sangue , onde o povo eh totalmente desvalorizado. Parabéns por tanto que lutaste para garantir que a tirania e assassinatos se normalizassem na nossa nação. Felicidades, mas não te esqueças de que o sangue dos nossos irmãos inocentes carregas nas suas costas”
Um outro internauta não poupou criticas ao Presidente da Republica ao festejar num momento em que o país está de luto, advertindo que Filipe Nyusi não é digno de citar as escrituras sagradas.
O país está em choro pelas injustiças sociais e o nosso pai celebra aniversário? Sinceramente, poupe-nos. Deixem a biblia sagrada fora disso porque sequer acreditam nela. Senhores Presidentes, não tenho fé em vocês. Só podem ser vocês a viver bem e nós no lixo. Ontem o senhor ordenou a policia para nos matar. O pior de tudo é que eu e a minha família tentaram nos matar na nossa própria residência: o teu policia veio chutar a porta e vendo que não conseguia entrar no interior da mesma lançou gás lacrimogêneo para que morrêssemos asfixiados. Senhor Presidente, o senhor não ficara na historia ao nível de Nelson Mandela, Patrice Lumunba e Fidel Castro.
Indo mais longe, um outro internauta referiu que não ficou surpreso com o silencio de Filipe em relação ao assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe, tendo lembrando, que com tudo que aconteceu nas Eleicoes Gerais, Legislativas e das Assembleias Provinciais, o Chefe de Estado teve a coragem de dizer que as mesmas foram pacificas.
“Não estou surpreso. As eleições foram pacificas e população esta feliz. Os moçambicanos vivem em paz sobretudo em Cabo Delgado. Todo moçambicano tem direito a três refeições por dia. Moçambique tem a internet mais barata de África (…) Juízes, professores, médicos e enfermeiros estão felizes. Os livros chegam as escolas a tempo e hora. A nossa EN1 é a melhor estrada de mundo. A pobreza diminuiu cerca 83%”. Parabéns senhores presidentes da Frelimo, o pais vai tão bem”, criticou ironicamente o internauta.
De referir que, apesar do silencio do Chefe de Estado, a Primeira – dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi , repudiou, na segunda – feira, 21 de Outubro, o assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe.
Facebook Comments