O Presidente da República, Daniel Chapo, tornou público os primeiros rostos do seu Governo. por imposição de Filipe Nyusi e da Comissão Política da Frelimo, Chapo nomeou Benvinda Levi para o cargo de Primeira – ministra, sendo que Cristovão que se matem no pelouro da Defesa Nacional é até o único que foi “resgatado” do Executivo de Filipe Nyusi.
O Chefe de Estado levou, na sexta-feira, 17 de Janeiro, a proposta de nomes que iam compor o seu Governo para reunião da Comissão Política da Frelimo. Entretanto, nem todos nomes receberam luz verde para a avançar, visto que Filipe Nyusi, por sua vez, veio com cinco nomes.
Dos cinco nomes propostos por Nyusi apenas três foram aprovados. Benvinda Levi, que enquanto ministra da Justiça no consulado de Armando Guebuza mereceu menção na musica “ de intervenção rápida ” do saudoso rapper Azagaia por ter referido que os direitos humanos podem postos de lado para defender aquilo que chamou de interesses altos do Estado para justificar o excesso de zelo da Unidade de Intervenção Rápida contra os desmobilizados de guerra, foi um dos nomes impostos pelo presidente Frelimo e vai, por isso, ocupar o cargo de Primeira – ministra.
Cristovão chume foi o nome proposto pelo presidente da Frelimo que mais reuniu consenso no seio da Comissão Política. Chume vai continuar a dirigir o pelouro da Defesa Nacional.
Para as outras pastas ministeriais que cujo respectivos titulares tomaram posse neste sábado (18), Daniel Chapo nomeou Paulo Chachine para o cargo de ministro do Interior, enquanto o dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional fica a cargo de Maria Manuela dos Santos Lucas.
Carla Alexandre Loveira foi nomeada ministra das Finanças, Basílio Muhate será responsavel pela pasta da Economia. Inocêncio José Impissa assume a Administração Estatal e Função Pública e Salim Valá fica com a tutela da Planificação e Desenvolvimento.
O Ministério da Agircultura, Ambiente e Pescas será liderado por Roberto Mito Albino. Américo Muchanga, até então PCA das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), foi nomeado para o cargo de ministro Comunicações e Transformação Digital.
Por sua vez, João Jorge Matlombe é o novo ministro dos Transportes e Logística, enquanto Ussene Hilário Isse assume a pasta da Saúde
Facebook Comments