Utentes bloquearam acesso à portagem da Matola e TRAC cancelou pagamento de taxas

DESTAQUE SOCIEDADE

Vinte e três (23) de Janeiro foi a data escolhida pela Trans African Consessions (TRAC) para a retoma da cobrança de tarifas nas portagens ao longo da Nacional Número 4 (EN4). No entanto, os utentes contestaram a cobrança, bloqueando acesso à portagem da Matola,  uma vez que nas 30 medidas governativas anunciadas por Venâncio Mondlane as portagens devem ser gratuitas ate 27 de Março. Perante a recusa dos automobilistas, a TRAC viu-se obrigada a cancelar o pagamento das taxas.

Para persuadir os utentes, a Trans African Consessions referiu que as taxas de portagens ao longo da Estrada Nacional Numero Quatro (EN4) são usadas para financiar construção e reabitação das estradas.

“A Estrada Nacional número 4 é uma parte vital do plano de Desenvolvimento do Corredor de Maputo, impulsionando o crescimento económico regional através da circulação de pessoas e de mercadorias de alto valor comercial. as taxas de portagens financiam a construção, reabilitação e manutenção de estradas, garantindo a longevidade das infraestruturas rodoviárias, sobretudo as concessionadas”, justifica a concessionaria da Estrada Nacional Número 4.

Entretanto, os argumentos elencados pela TRAC não tiveram eco no seio dos utentes que se recusaram a pagar as taxas mesmo com a presença da agentes da Unidade de Intervenção Rápida armados até os dentes.

Por não concordar com a retoma do pagamento das portagens, os automobilistas bloquearam os acessos à portagem da Matola, criando dificuldades  de circulação o que, de certa forma, afectou o transito Maputo-Matola e vice – versa.

“O nosso presidente determinou que não devemos pagar taxas de portagens nos próximos 100 dias. Nós estamos a cumprir ordens, não vamos pagar. Estamos dispostos a lutar ate as ultimas consequências pelos nossos direitos. Vamos continuar a lutar para que haja mudança”, disse um automobilista.

Por sua vez Sónia Mulungo defende que é chegada altura da concessionaria da Estrada Nacional Numero Quatro reduzir as tarifas das portagens para aliviar o bolso do cidadão.

“Hoje ninguem vai pagar portagens. As taxas actuais lesam o nosso bolso e, por isso, defendo que para o bem de todos a TRAC deve reduzir as tarifas”, declarou.

Perante a recusa dos automobilistas, a Trans African Consessions viu-se obrigada a cancelar o pagamento das taxas e neste momento já é possível sair da Cidade de Maputo para Matola usando a EN4.

Facebook Comments

Tagged