Moçambique recebeu o último lote de equipamento ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz. Trata-se do apoio da União Europeia ao povo moçambicano para restabelecer a segurança em Cabo Delgado, assim como no desenvolvimento e ajuda humanitária à província.
A Medida de Assistência do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (EPF) tem estado a apoiar as Forças Armadas moçambicanas na resposta à crise em Cabo Delgado com equipamento no valor de 85 milhões de euros.
A União Europeia tem apoiado as unidades militares moçambicanas treinadas pela Missão de Formação Militar da UE em Moçambique (EUTM Moçambique) com equipamento não letal como equipamento individual (capacetes balísticos, coletes, redes de camuflagem), equipamento colectivo (tendas de campanha, geradores, reservatórios de água), meios de mobilidade (veículos, ambulâncias, barcos), dispositivos técnicos (drones) e um hospital de campanha. Ao todo, foram 11 unidades das Forças de Reacção Rápida para combater a insurreição em Cabo Delgado.

Facebook Comments