Share this
As Forças de Defesa e Segurança (FDS) resgataram, recentemente, pelo menos 280 mulheres e crianças que tinham sido raptadas pelos Namparas no Posto Administrativo de Sabe, província da Zambézia.
O facto foi tornado público pelo brigadeiro Bernardo Ntchokomala que referiu que o grupo de guerreiros que surgiu na década de 1980, e que alia conhecimentos tradicionais, elementos místicos e um sentimento de comunidade já estava a criar mal-estar no distrito de Morrumbala.
“Estiveram nesta base mais de 280 mulheres e crianças, e essas mulheres foram recrutadas aqui nas povoações de posto administrativo de Sabe, na província da Zambézia. (…) Estes malfeitores já estavam a criar mal-estar aqui no distrito de Morrumbala, na Estrada Nacional Número 1 (EN1)”, referiu Bernardo Ntchokomala.
Ntchokomala apontou, por outro lado, que os Naparamas privaram mulheres e crianças da liberdade por mais de duas semanas numa antiga base da Renamo, tendo sido submetido os mesmos a treinos com vista a integrarem o grupo.

Facebook Comments