Share this
Marcelino Gildo Alberto já não é presidente do Conselho de Administração da da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). Em assembleia geral extraordinária o Instituto de Gestão de Participações do Estado (IGEPE) decidiu, hoje, dissolver todo Conselho de Administração da LAM, nomear um outro não executivo e uma Comissão de Gestão, liderada pelo australiano com origem sérvia, Dane Kondic.
Para além de Marcelino Gildo Alberto que não durou nem sequer quatro meses, após ter sido nomeado a 22 de Janeiro deste ano, caiu também Altino Xavier Mavile, administrador do Pelouro de Finanças, Recursos Humanos e Serviços Corporativos; e Bruno Miranda, administrador do Pelouro Técnico e Operacional.
Os novos accionistas da LAM, nomeadamente a CFM, HCB e EMOSE passaram a assumir, através dos seus representantes, o Conselho de Administração Não Executivo, ao qual se subordina a Comissão de Gestão com funções executivas, encarregue de conduzir a gestão da empresa e garantir a continuidade das operações.
A Comissão de Gestão é composta por Dane Kondic, presidente da Comissão de Gestão; Lucas Francisco, vogal para a área de Administração e Finanças; e Hilário Tembe, vogal para a área Técnica e Operacional.
Mas quem é Dane Kondic?
É um executivo australiano, nascido em Sydney, com raízes sérvias, com bastante experiência no sector de aviação civil pelo mundo, tendo sido primeiro CEO da Companhia Air Serbia e com passagem pela EuroAtlantic, empresa que alugava o avião do infame e voo suicida Maputo – Lisboa.
Kondic foi antes gerente de desenvolvimento de negócios na Quantas da Austrália no final dos anos noventa, e também trabalhou na Maysia Airlines por quase quatro anos. Depois actuou como diretor regional para o sudeste da Ásia na Sabre Airline Solutions.
Antes disso, ele foi vice-presidente comercial da Abacus International na Ásia. Ele também trabalhou na GTA, parte da Travelport, e na Kuoni Travel da China.

Facebook Comments