Share this
O presidente do partido moçambicano Nova Democracia (ND), Salomão Muchanga, participou no Congresso constitutivo do PRA-JA Servir Angola, realizado de 19 a 22 de Maio, tendo, no seu discurso, tecido rasgados elogios ao líder do partido angolano, Abel Chivukuvuku, a quem qualificou como “o mais carismático de África”.
Durante o seu discurso, Muchanga sublinhou a necessidade de uma oposição solidária no continente africano, afirmando que tanto a Nova Democracia quanto o PRA-JA enfrentam os mesmos desafios políticos e estruturais.
“África precisa de uma oposição solidária, coesa e interligada porque os problemas que te temos em Moçambique são os que Angola tem”, declarou líder da ND.
Salomão Muchanga também expressou o seu apoio às aspirações governativas do PRA-JA, cujo presidente, Abel Chivukuvuku, afirmou ambicionar “ser governo ou fazer parte do governo angolano em 2027”.
O mesmo sentimento foi partilhado por Muchanga, que após subscrever ao desejo de ver o PRA-JÁ ae seu líder a governarem Angola, declarou igualmente esperar ver a Nova Democracia governar Moçambique nos próximos anos.
“Em 2027 o PRA-JA será o novo governo. Em Moçambique, em 2029, a Nova Democracia vai ser o novo governo”, rematou.
O líder moçambicano aproveitou ainda para defender maior cooperação regional entre Angola e Moçambique e outros países da África Austral, de forma a combater problemas comuns, como a fome, o desemprego, a falta de acesso à saúde e outros desafios sociais.
A presença de Salomão Muchanga no congresso do PRA-JA, segundo ele, reforça os laços de solidariedade entre movimentos políticos da região e sinaliza uma nova fase de uma governação mais inclusiva e voltada para os anseios dos cidadãos.

Facebook Comments