Share this
Inserindo-se nos esforços conjuntos entre autoridades locais da Província de Nampula, o Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no sentido de criar condições para responder às necessidades da campanha nacional de pulverização de cajueiros, com início previsto para Julho, realizam-se, a partir desta quinta-feira (26.06.), em Nanhupo Rio, Distrito de Mogovolas, uma Feira de Insumos para o Tratamento de Cajueiros e um Dia de Campo sobre Maneio Integrado do Caju.
A iniciativa, organizada no âmbito do programa financiado pela União Europeia, PROMOVE Agribiz, visa assegurar o acesso atempado de produtores a insumos e ferramentas essenciais para o tratamento fitossanitário dos cajueiros. Além disso, pretendem-se promover boas práticas de maneio integrado do caju – tanto antes como depois da pulverização – promovendo, assim, o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade da amêndoa e a garantia da biossegurança dos produtores envolvidos.
Presentes estiveram autoridades provinciais e distritais, técnicos do IAM, agro dealers e produtores apoiados pelo PROMOVE Agribiz.
“Esta é uma oportunidade para abordar, num só local, vários dos desafios que limitam a produtividade do caju: acesso a insumos, conhecimento técnico e contacto com fornecedores,” sublinha Estêvão Conjo, Coordenador da Hub Nametil da FAO para o PROMOVE Agribiz. “Esta é a força de uma abordagem integrada.”
Por seu lado, Júlio Langa, Delegado do IAM em Nampula, refere-se à FAO como “parceiro estratégico e indispensável pela assistência prestada aos produtores de caju, estando a província a registar um incremento significativo na produção de castanha – não apenas em termos de qualidade como também em quantidade.”
O evento arrancou esta manhã com um Dia de Campo, em que os produtores participaram em demonstrações sobre poda e tutoramento de cajueiros, biossegurança assim como controlo de pragas e prevenção de incêndios. Nos dias 27 e 28 de Junho, a programação continua com a Feira de Insumos, que já começou esta quinta-feira, onde agro dealers locais apresentam soluções comerciais adaptadas às necessidades dos produtores. A feira permite a compra directa de insumos tanto por produtores registados no sistema de e-voucher da FAO como por outros produtores que podem comprar insumos a pronto pagamento.
A feira será replicada nos distritos de Meconta e Angoche, ampliando o impacto e garantindo que o conhecimento e os insumos chegam onde são mais necessários.

Facebook Comments