- Através da promoção do consumo responsável do álcool na juventude
A cidade de Maputo assistiu ao lançamento de uma série de workshops sobre o consumo responsável do álcool na juventude, uma iniciativa do Projecto Jovem Consciente. Durante o evento, que contou com a participação de mais de uma centena de jovens e adolescentes, foram abordadas questões relevantes, relacionadas ao álcool, como os impactos do consumo excessivo na saúde, segurança e bem-estar pessoal. O coordenador do Projecto Jovem Consciente, Edmilson Mate, referiu que, para além de workshops, a iniciativa vai consistir em palestras nas escolas, com vista a consciencializar os jovens a consumirem álcool de forma responsável, mas também desincentivar os adolescentes para não enveredarem por este caminho.
Duarte Sitoe
O consumo de álcool e drogas nas escolas continua a tirar sono ao Governo e aos encarregados de educação, numa altura em que circulam imagens chocantes de adolescentes e jovens uniformizados que sequer conhecem os próprios nomes de tão embriagados.
Para reduzir o consumo de álcool nos estabelecimentos de ensino, um grupo de jovens decidiu desenhar um projecto denominado Jovem Consciente, que tem por objetivo partilhar os impactos do consumo excessivo do álcool, por forma a promover um consumo responsável.
Segundo o coordenador da iniciativa, que pretende explorar estratégias práticas para adoptar uma abordagem consciente e equilibrada em relação ao consumo de álcool, serão feitas palestras nas escolas para consciencializar os jovens e adolescentes sobre o consumo responsável do álcool.
“O projecto surgiu através da inciativa Kwalé a ideiaʼ da Heineken Moçambique. Apresentamos um projecto e fomos vencedores. Tivemos um prémio de 75 mil meticais. Com vista a tornar esse projecto Jovem Consciente a ter impacto, decidimos juntar os três projectos para se tornar em um só. Com esse projecto pretendemos consciencializar e sensibilizar os jovens a pautarem pelo consumo responsável do álcool. A ideia não é fazer com que os jovens parem de consumir álcool, mas que consumam de forma responsável. Vamos fazer palestras em algumas escolas secundárias da Cidade de Maputo, onde vamos passar a mensagem sobre o não consumo de álcool”, disse Edmilson Mate.
Em representação da Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Económicas e Comerciais, Alfredo Nhampossa saudou a iniciativa, declarando que através da mesma os jovens terão direcionamento no consumo de álcool.
“É iniciativa muito boa. Nosso maior objectivo é abranger maior número de jovens, principalmente dos 14 e 18 anos, que é a fase onde nós temos um estágio mais crítico no consumo de álcool. Acreditamos que estes adolescentes não têm direcionamento no consumo de álcool. Vai ter grande impacto se conseguirmos atingir maior número de adolescentes e jovens”, sublinha.
Adelaide Jose, estudante da Universidade Pedagógica de Maputo, contou que já conviveu com uma pessoa que consumia álcool de forma descontrolada. Depois de ter participado do primeiro dos quatro workshops agendados, José pretende trazer mudanças, no que ao consumo de álcool diz respeito, nas pessoas que a rodeiam.
“Convivi com uma pessoa toxica-dependente. É difícil lidar com uma pessoa com vícios. Neste woskshop vou aprender coisas que vão trazer mudanças na minha vida e daqueles que estão em meu redor. A pessoa deve consumir o álcool e saber dos benefícios do mesmo”, referiu.
Por sua vez, um outro estudante que se identificou pelo nome de Vasco Langa felicitou os mentores do Projecto Jovem Consciente, referindo que o mesmo terá impacto na vida dos jovens consumidores de álcool.
“O evento tratou de temáticas que raramente são abordados pelos jovens. Muitos jovens bebem, mas não tem noção dos perigos do álcool. Essa plataforma serve como um espaço para aprender e sair daqui como uma ponte dos que não tem conhecimento. Também queremos reduzir o consumo de álcool e através deste conhecimento podemos advertir os jovens a consumir álcool de forma consciente”, declarou
Facebook Comments