Vale conclui transmissão de activos à Vulcan Resources

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

A mineradora brasileira Vale, concluiu no dia 25 de Abril, a operação de venda de activos na exploração de carvão em Moçambique à Vulcan Resources, um negócio de 270 milhões de dólares (253 milhões de euros).

Segundo o comunicado emitido à comunicação social, a conclusão da transação accionista esteve sujeita ao cumprimento das condições precedentes usuais, incluindo as aprovações dos governos de Moçambique e do Malawi, e as duas empresas vão continuar a colaborar na implementação de sistemas, processos e procedimentos, para garantir a continuidade das operações.

A Vale esteve em Moçambique durante 15 anos, tendo explorado a mina de Moatize e 912 quilómetros de ferrovia no Corredor Logístico de Nacala para o transporte de carvão, e investiu um total de 13.1 bilhões de dólares nos empreendimentos, ocupando um lugar de destaque como o maior investidor e um dos maiores contribuintes de impostos do país no valor de  um bilhão de dólares.

A mineradora manteve importantes iniciativas de desenvolvimento social e ambiental na região onde mais de 82 milhões de dólares foram investidos nos projectos da Mina e do Corredor e proveu cerca de 50 mil empregos directos e indirectos e mais de 5000 fornecedores locais.

De referir que Vulcan é uma empresa privada indiana que faz parte do Grupo Jindal, com um valor de mercado de 18 mil milhões de dólares e já está presente em Moçambique, explorando a mina de Chirodzi, também em Tete. (Neila Sitoe)

Facebook Comments