Centro de Saúde de Musserepa recebe painéis solares para melhorar atendimento aos pacientes

SOCIEDADE

A ENGIE Energy Access procedeu essa semana a entrega de dois sistemas solares e no Centro de Saúde de Musserepa, em Mandimba, na província de Niassa, com vista a iluminar e melhorar as condições hospitalares naquela entidade. Cada sistema solar doado é composto por 15 lâmpadas, painéis solares, carregador de celular e baterias. Os mesmos foram oferecidos em nome da ENGIE Energy Access Moçambique pela Directora de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Alexandra Links, ao representante do Centro de Saúde de Musserepa.

“Ao escolher a província de Niassa como próximo passo de expansão da Energy Access Moçambique, fizemo-lo porque conhecemos a importância deste local e o potencial que possui. Estamos cientes dos desafios enfrentados pela comunidade local, especialmente nas áreas rurais onde o acesso à energia é limitado. Por isso, estamos empenhados em oferecer soluções acessíveis e de qualidade para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Alexandra Links, Directora de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.

Por seu turno, Adilson Massive, Coordenador de Comunicação e Marketing da ENGIE, disse que a acção simboliza não apenas a melhoria das condições de trabalho e acesso à saúde, mas também a qualidade do atendimento prestado aos utentes do centro. “Os pacientes desta unidade sanitária passam a beneficiar de várias vantagens através da iluminação, de forma q​eu mesmo nas horas nocturnas podem ser atendidos com melhores condições, facilitando os médicos para terem melhores condições de trabalho”.

A iniciativa faz parte da parceria entre a ENGIE Energy Access Moçambique, o programa SNV/Brilho, o Fundo de Energia (FUNAE), e a Vodafone M-Pesa para apoiar o desenvolvimento de energia renovável no país, sendo que a mesma demonstra um compromisso conjunto em promover a adopção de energia renovável na Província de Niassa, assim como a missão de oferecer soluções de energia solar que mudam vidas em Moçambique, a ENGIE Energy Access Moçambique

“Esta não é uma iniciativa isolada, mas sim uma parte essencial de um processo contínuo de responsabilidade social em que estamos empenhados. A ENGIE acredita firmemente que devemos retribuir às comunidades em que operamos, investindo no seu bem-estar e desenvolvimento.”, disse Alexandra Links, Directora de Estratégia e Desenvolvimento de Negócio da ENGIE Energy Access Moçambique.

Manuela Sambo, representante do SNV Programa Brilho disse: “ Através do programa SNV Brilho já apoiamos cerca de um milhão e quinhentas pessoas em Moçambique para terem acesso a soluções inovadoras de energias renováveis. Através dos sistemas solares, domésticos e produtivos e também de soluções de cozinha melhorada, os nossos doadores, Reino Unido, Suécia tem apoiado este programa ao trazer energia fora da rede para dentro das nossas comunidades”.

A ENGIE Energy Access Moçambique, líder na indústria de energia solar Pay-As-You-Go (PAYGo), iniciou as suas operações desde 2019 como parte da ambição da ENGIE de expandir a sua presença em África, e conta agora com mais de 150,000 clientes em todo o país.

Felisberto Mangue, Secretário permanente do Distrito de Mandimba, afirmou que mais de sete mil habitantes do distrito são assistidos naquele centro de saúde. “Queremos pedir aos líderes comunitários para junto da comunidade envolverem-se e se apropriarem dessa unidade sanitária para controlarmos e não admitir que venham vândalos para virem danificar esta unidade sanitária, pois nós como população de Musserepa é que sairemos a perder. A rede eléctrica ainda não chegou neste povoado e iluminar esta unidade era um desafio do Governo. Portanto, com a vinda da Engie saímos todos a ganhar”.

Augusto Buanaússe, representante da população de Musserepa, e Patrícia Baissone, do Centro de Saúde de Musserepa, satisfeitos, assumiram o compromisso de conservar o sistema solar. “Era muito difícil trabalhar em Musserepa a noite. Por vezes tínhamos que usar lanternas de telefone. Com a montagem deste sistema de painéis vamos ter o centro iluminado e estamos muito feliz porque vamos melhorar as nossas condições de trabalho”.

Com mais de 1.700 funcionários, operações em 9 países da África (Moçambique, Benin, Costa do Marfim, Quênia, Nigéria, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia), quase 1,5 milhão de clientes e mais 7 milhões de vidas impactadas até agora, a ENGIE Energy Access pretende continuar a ser a empresa líder em energia limpa, atendendo milhões de clientes em toda a África até 2025.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *