Share this
Moçambique já conta com um Sistema Nacional de Rastreabilidade de Medicamentos e ou Produtos de Saúde
Para acabar com o desvio dos medicamentos destinados ao Sistema Nacional de Saúde, o Presidente da República, Daniel Chapo, lançou, na terça- feira, 30 de Julho, o Sistema Nacional de Rastreabilidade de Medicamentos e Produtos de Saúde.
Segundo o Chefe de Estado, o Sistema Nacional de Rastreabilidade de Medicamentos e Produtos de Saúde, é uma ferramenta tecnológica concebida para garantir a segurança, autenticidade e rastreabilidade dos medicamentos que circulam no país, desde o ponto de fabrico até ao utente final.
“A partir de hoje, Moçambique dá início à implementação oficial do Sistema Nacional de Rastreabilidade de Medicamentos e Produtos de Saúde. Portanto, a partir de hoje os medicamentos estão com um selo de rastreio, desde o fabrico até ao paciente. Mesmo um medicamento que for aberto fora do país, contrabandeado, o sistema vai acusar em Moçambique e vai indicar onde é que se encontra o medicamento”, declarou Daniel Chapo.
Chapo referiu ainda que esta nova ferramenta no Sistema Nacional Saúde surge para responder aos desafios impostos pela contrafacção, desvio e comércio ilícito de produtos farmacêuticos, que minam os esforços de governação e colocam em risco a vida dos cidadãos.
O Presidente da República enfatizou, por outro lado, que mais de 500 mil mortes anuais na África Subsariana derivam do consumo de medicamentos falsificados, daí que sublinhou que o país está “dar um passo histórico para garantir que cada medicamento que chega ao cidadão moçambicano seja seguro, rastreável e autêntico em termos de qualidade”.
Refira-se que Daniel Chapo falava à margem da abertura da “Conferência Internacional sobre a Produção Local, Investigação e Desenvolvimento de Medicamentos e Produtos de Saúde”.



Facebook Comments