Share this
Numa altura que os terroristas têm protagonizado ataques em alguns distritos da província de Cabo Delgado, o novo comandante do Ramo do Exército, André Rafael Mahunguane, veio ao terreno referir que a situação está controlada naquele ponto do país e que as Forças de Defesa e Segurança continuam no encalço dos insurgentes.
Em Agosto em curso, os grupos armados, que desde Outubro de 2017 semeiam luto e terror na província de Cabo Delgado, fizeram incursões nos distritos de Muidumbe e Chiúre, tendo provocado um número de deslocados até aqui não quantificado.
Apesar dos recentes ataques, o novo comandante do Ramo do Exército, André Rafael Mahunguane, assegurou que a situação está controlada em Cabo Delgado e que as Forças de Defesa e Segurança estão a perseguir os terroristas.
“Avalio como uma situação controlada, tanto que mesmo esta movimentação dos terroristas se formos a ver é uma fuga porque eles estão a receber a perseguição das Forças de Defesa e Segurança, é por essa razão que estão a procurar outros espaços, estão a procurar outro tipo de logística, é fruto dos combates que têm sido realizados na perseguição dos próprios terroristas”, disse, André Rafael Mahunguane
Mahunguane, que falava depois de ser empossado pelo Presidente da República, Daniel Chapo, pediu, por outro lado, esforços conjuntos dos países da SADC para travar as incursões dos terroristas.
“O terrorismo é uma questão internacional, não se pode assumir que vamos combater hoje e amanhã, porque hoje estão aqui, amanhã podem estar noutro ponto, então é uma tarefa que temos que juntar as forças da defesa da região para combater o terrorismo, é uma tarefa que vai ter a sua continuidade. Se estamos preparados? Sim, estamos preparados, homens e meios estamos preparados à nossa altura”, disse o novo comandante do Ramo do Exército.



Facebook Comments