Share this
O antigo Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou esta quarta-feira confiança no êxito do Diálogo Nacional Inclusivo, processo de auscultação pública nacional e na diáspora que visa promover a pacificação do país e discutir reformas estruturantes como a revisão da Constituição e a reforma eleitoral. Num discurso marcado por apelos à apropriação nacional do processo, Nyusi afirmou que o sucesso depende essencialmente da vontade dos moçambicanos.
“A vontade depende de nós. Tudo depende daquilo que vamos fazer, porque as revoluções são feitas pelas próprias pessoas, não são importadas. Quando são importadas, as coisas não dão certo”, sublinhou.
O Chefe de Estado disse sentir satisfação com a forma como o processo está a ser conduzido. “Hoje, vendo os frutos desta maneira, é uma grande alegria perceber que, afinal, os moçambicanos são úteis. Eu estou satisfeito porque está a ser continuado com êxito e com alguma perícia e cuidado, e isso é fundamental”, destacou.
Nyusi fez ainda questão de esclarecer que a iniciativa não partiu exclusivamente de si, mas de um colectivo. “A ideia não surgiu de (mim) Presidente Nyusi. É um grupo grande”, afirmou, reforçando a natureza inclusiva e participativa da auscultação.

Facebook Comments