Share this
Os vencedores das Eleições Autárquicas, realizadas em Outubro de 2023, e Gerais, realizadas no ano passado, já tomaram posse. No entanto, a Comissão Nacional de Eleições, ainda não pagou a empresa que forneceu o material de votação, ou seja, boletins de voto.
O facto foi revelado, na quarta-feira, 01 de Outubro, pelo conceituado jornalista e membro da Comissão Nacional de Eleições, Salomão Moyana, à margem na Conferência sobre a Democracia Eleitoral em Moçambique.
“ (…) Gostaria de lembrar aos senhores participantes que Moçambique ainda está a dever os boletins de voto das eleições autárquicas de 2023. O governo de Moçambique ainda não conseguiu pagar. Para não falar das eleições gerais de 2024. Então, Moçambique ainda está a dever as eleições do ciclo passado e agora está a planificar novas eleições para 2028 daqui a dois anos praticamente”, revelou Moyana.
De lembrar que durante a preparação do processo eleitoral que culminou com a eleição de Daniel Chapo como o sucessor de Filipe Nyusi na Ponta Vermelha e do PODEMOS como o maior partido da oposição em Moçambique em substituição da RENAMO a instituição dirigida por Dom Carlos Matsinhe referiu que não disponha de fundos suficientes.

Facebook Comments