Share this
O Millennium bim e a Sociedade de Garantia de Moçambique (SGM) assinaram esta quinta-feira, 12 de novembro, em Maputo, um Memorando de Entendimento que oficializa a entrada do Banco no Fundo de Garantia Mutuária. Este mecanismo inovador foi criado para impulsionar o acesso ao crédito das micro, pequenas e médias empresas (MPME).
A cerimónia de assinatura ocorreu durante a sessão plenária da XX Conferência Anual do Setor Privado (CASP 2025), contando com a presença do Presidente da República, Daniel Chapo. O acordo foi formalizado por Rui Pedro, Presidente da Comissão Executiva do Millennium bim, e Beatriz Freitas, Presidente do Conselho de Administração da SGM , reforçando o compromisso conjunto entre os setores público e privado no fortalecimento da economia nacional.
O Fundo de Garantia Mutuária foi estabelecido pelo Governo de Moçambique, com um apoio financeiro de cerca de 40 milhões de dólares do Banco Mundial. O seu objetivo é partilhar o risco de crédito entre o Estado, os bancos e os parceiros financeiros, permitindo que empresas com projetos viáveis, mas sem garantias suficientes, consigam obter financiamento em condições mais favoráveis.
Na sua fase inicial, este mecanismo transformador prevê beneficiar mais de 15 mil MPME , muitas das quais são lideradas por jovens e mulheres empreendedoras, criando oportunidades de acesso ao crédito mais favoráveis e sustentáveis.
A adesão do Millennium bim representa mais um marco na sua estratégia de apoio às MPME e à inovação económica , num ano em que celebra 30 anos de atividade em Moçambique.
O Presidente da Comissão Executiva do Millennium bim, Rui Pedro, sublinhou o impacto esperado com a adesão ao Fundo:
“O Millennium bim está comprometido em apoiar o desenvolvimento do sector empresarial moçambicano. Acreditamos que este Fundo permitirá a muitas Micro, Pequenas e Médias Empresas transformar ideias em negócios sustentáveis, criando emprego e dinamizando a economia nacional. Para nós, apoiar os empresários moçambicanos é apoiar o futuro do país.”



Facebook Comments