Share this
No âmbito de suas acções de responsabilidade social corporativa, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), uma das maiores produtoras independentes de energia da região Austral de África, iniciou hoje, 19 de Novembro, a construção de um Hospital Distrital em Chitima, Distrito de Cahora Bassa, através do lançamento da primeira pedra do edifício pelo Ministro da Saúde, Ussene Hilário Isse, em representação do Chefe de Estado, marcando uma nova e significativa etapa para a comunidade daquela região.
Trata-se de uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações do 50º aniversário do empreendimento de Cahora Bassa e demonstra a dedicação contínua da empresa em melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades que serve.
Num investimento de cerca de 450 milhões de meticais, totalmente financiado pela HCB, o Hospital Distrital de Cahora Bassa, que terá capacidade para 65 camas, será construído de forma faseada, beneficiando-se, no final, de apetrechamento completo com equipamentos e mobiliário médico-hospitalar modernos correspondentes aos serviços essenciais que oferecerá, como a área de consultas externas, o bloco operatório, as urgências, a unidade de maternidade e obstetrícia, casa-mãe em espera, enfermaria, morgue, lavandaria, entre outros.
Esta iniciativa, que simboliza o compromisso da empresa com o apoio à comunidade e ao desenvolvimento sustentável, surge em resposta aos apelos do Governo para a disponibilização de serviços de saúde essenciais às populações carenciadas desta região e não só, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Durante a sua intervenção, o Ministro da Saúde, Ussene Isse, enfatizou o alinhamento deste projecto de construção com as metas nacionais do sector da Saúde e a sua importância para as populações locais, as autoridades, os representantes da saúde e os membros da comunidade, tendo também agradecido à HCB pelo gesto solidário.
“Gostaria de agradecer, de forma especial, à HCB, pois são verdadeiros amigos do povo moçambicano. Porque os verdadeiros amigos não são aqueles que abraçam a todo momento, mas sim aqueles que trazem soluções às dificuldades. A HCB é gente de bom coração, a quem agradecemos humildemente.”
Por sua vez, Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB, afirmou que a construção do hospital não era apenas um projecto, mas sim uma prova da dedicação da empresa às comunidades do Distrito de Cahora Bassa.
“Acreditamos que o acesso a serviços de saúde de qualidade é fundamental para o desenvolvimento da comunidade e do país, e orgulhamo-nos de desempenhar um papel na melhoria das infraestruturas de saúde desta região”, afirmou.
Espera-se que o Hospital Distrital reduza o percurso que a comunidade deve percorrer para acessar os serviços de saúde e atenda aproximadamente a 187 mil habitantes do Distrito de Cahora Bassa, bem como dos Distritos de Changara, Marávia, Mágoè e Marara, oferecendo cuidados médicos essenciais e melhorando os indicadores locais de saúde. Assim, a HCB incentiva a participação e o apoio da comunidade ao longo do desenvolvimento do projecto, destacando a colaboração como fundamental para um futuro mais saudável.



Facebook Comments