Share this
A cidade de Inhambane foi palco, este domingo (28), de uma competição de barcos à vela que reuniu cerca de 70 embarcações e mais de 700 competidores. O evento, que se realiza pela segunda vez, atribuiu prémios superiores a 190 mil meticais e velas personalizadas aos participantes.
A iniciativa teve como objectivo celebrar a tradição marítima local e dinamizar o setor turístico da província. Durante a cerimónia, o governador de Inhambane, Francisco Pagula, destacou a importância da regata como uma ferramenta para incentivar os jovens à prática de desportos náuticos e promover o surgimento de novos talentos na vela.
O governante afirmou que a modalidade deve ser vista como um elemento impulsionador do turismo local e assegurou que o evento passará a integrar o calendário anual de eventos da província, realizando-se sempre no mês de Dezembro.
“Há necessidade de pegarmos a vela como um incremento, como um aditivo daquilo que pode impulsionar o nosso turismo”, realçou Pagula.
Para as próximas edições, o Governo Provincial pretende tornar a regata uma actividade sustentável, abrindo espaço para que entidades privadas e empresas possam utilizar as velas como suporte publicitário. Com esta medida, as autoridades locais esperam consolidar o evento como uma marca distintiva da região e um atractivo permanente para visitantes nacionais e estrangeiros.
“Nós queremos que as diferentes empresas e entidades privadas possam fazer a sua publicidade através da vela,”disse.



Facebook Comments