Share this
A Província de Inhambane entrou em estado de alerta máximo com a determinação de medidas preventivas rigorosas face à passagem iminente do ciclone tropical Gezani. Através de Despacho Conjunto, a Secretária de Estado na Província, Bendita Lopes, e o Governador de Província, Francisco Pagula, estabeleceram restrições imediatas para salvaguardar a vida e a integridade física dos cidadãos e seus bens.
De acordo com o documento assinado esta sexta-feira, 13 de Fevereiro, a circulação de veículos encontra-se condicionada em todas as estradas da província, incluindo o troço estratégico Zandamela/Save na Estrada Nacional N1. As autoridades alertam que existe uma tendência à interdição total destas vias caso as condições atmosféricas se venham a agravar nas próximas horas.
O funcionamento das instituições públicas e privadas, abrangendo igualmente os estabelecimentos comerciais, passa também a estar condicionado. Esta medida afecta directamente todos os funcionários e colaboradores, sendo que o despacho prevê o encerramento obrigatório destas unidades assim que o estado do tempo se deteriorar significativamente. Complementarmente, foi decretada a interdição total da navegação marítima e da prática de qualquer atividade no mar em toda a costa da província.
Estas determinações fundamentam-se no regime jurídico de Gestão e Redução do Risco de Desastres e visam uma resposta coordenada entre o Conselho dos Serviços de Representação do Estado e o Conselho Executivo Provincial perante a ameaça ciclônica. As autoridades de Inhambane apelam ao cumprimento rigoroso destas diretrizes enquanto monitorizam a evolução do fenômeno meteorológico.



Facebook Comments