Share this
A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique iniciou hoje, esta quinta-feira, 20 de fevereiro, a sua primeira intervenção humanitária na província de Gaza, com o objetivo de apoiar pelo menos 2.464 famílias severamente afetadas pelas recentes inundações no sul do país. Esta operação marca a expansão das atividades da organização, que actua em Moçambique desde 2012, tornando Gaza a quarta província abrangida pela sua rede de assistência voluntária. De acordo com Dino Foi, Presidente da fundação, este momento representa um marco importante por conciliar a resposta imediata a um período de emergência com a extensão da acção humanitária para uma nova região.
As distribuições concentram-se no distrito de Chókwè, uma das áreas mais fustigadas pelas intempéries, beneficiando 2.062 famílias no Posto Administrativo de Chilembene e 402 famílias na localidade de Hokwe. O apoio foca-se estrategicamente na sustentabilidade e no incentivo ao recomeço das comunidades que perderam os seus meios de subsistência. Para tal, a fundação está a entregar sementes de culturas variadas, como milho, feijão, amendoim, tomate, couve e abóbora, além de instrumentos agrícolas essenciais, incluindo regadores e ancinhos.
“a nossa estratégia, como sempre, está virada ao incentivo à sustentabilidade. Estas famílias perderam tudo e precisam recomeçar. Portanto, mais do que alimentos e bens essenciais, queremos apostar na distribuição de sementes, garantindo que consigam, pelo menos nesta primeira fase, produzir os seus próprios alimentos,” disse Foi.
Para além do apoio à produção agrícola, os donativos incluem bens de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene, purificadores de água e redes mosqueteiras. A intervenção surge num contexto crítico, onde dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres Naturais (INGD) apontam para mais de 724 mil pessoas e 440 mil hectares de culturas afetados pelas cheias em todo o território nacional. Em resposta a este cenário, o Conselho Directivo de Emergência da Tzu Chi elevou as províncias de Gaza e Maputo ao topo das prioridades de assistência, mobilizando cerca de 10 mil voluntários em todo o país para apoiar as famílias vítimas das calamidades.
A atuação da fundação estende-se também à região centro, onde, em Sofala, está em curso a distribuição de sementes para cerca de 4 mil famílias. Recentemente, no âmbito do Projecto Hope, a organização antecipou a entrega de 418 casas na comunidade de Guara-Guara para mitigar a vulnerabilidade causada pelas chuvas atuais. Com uma trajetória consolidada desde a resposta ao ciclone Idai em 2019, a Tzu Chi Moçambique continua a apelar à mobilização coletiva através de campanhas de angariação de donativos para enfrentar o drama humanitário que o país atravessa.



Facebook Comments