Share this
Continuam as inovações na Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC), instituição chancelada pelo Ministério do Interior. Depois da pré – marcação obrigatória para o requerimento do Bilhete de Identidade (BI), O DNIC decidiu introduzir um sistema de advertência por mensagem aos cidadãos portadores do BI que está prestes a expirar.
Segundo explicou a porta – voz da Direcção Nacional de Identificação Civil, Gilda Laquene, a mensagem de alerta será enviada ao utente um mês antes de expirar o Bilhete de Identidade.
“Este sistema está em curso desde o mês de Maio do corrente ano, e a mensagem é enviada um mês antes de expirar o Bilhete de Identidade dos cidadãos de modo a aproximarem aos postos de emissão de BI, para procederem a devida renovação”, disse Gilda Laquene.
Relativamente às actividades realizadas pela instituição chancelada pelo Ministério do Interior, Laquene, apoiando-se nas manifestações pós – eleitorais, revelou que o números dos requerimentos para emissão de Bilhetes de Identidade registou uma queda exponencial quando comparado com o período homologo do ano passado.
“Neste período foram submetidos 677.305 pedidos de Bilhetes de Identidade, contra 712.158 do período homólogo anterior, o que reflecte uma redução em 34.853 pedidos. Tendo sido produzidos, 730.527 contra 1.295.904, uma redução a meta semestral prevista, calculada em 884.626 BI’s. Do número foram levantados 556.494 BI’s contra 1.027.040 do período anterior, uma redução em 76,18 por cento em relação aos bilhetes produzidos e em termos de remanescente, temos 246.467 Bilhetes de identidade por serem levantados”, referiu.
Prosseguindo, a porta – voz da Direcção Nacional de Identificação Civil anunciou que o Ministério do Interior abriu 15 novos postos de atendimento a nível nacional.
“Neste período foram abertos 11 postos nos Balcões de Atendimento Único (BAU’s) de todas as capitais provinciais, um no bairro Polana Cimento, na cidade de Maputo, um na localidade de Matola Gare, na província de Maputo, um no Posto Administrativo de Boroma, no distrito de Marara, na província de Tete e um no Posto Administrativo de Macaloge, na província de Niassa, ”, concluiu.

Facebook Comments