Share this
O antigo Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, defendeu, nesta sexta – feira, 03 de Outubro, que a paz deve ser conquistada, tendo a comparado com um lar onde para haver paz não deve faltar namoro. Por outro lado, Guebuza referiu que os problemas sempre vão existir em Moçambique, contudo, garantiu que com uma sociedade formada pode-se enfrentar as mesmas com maior clareza.
Na palestra alusiva ao Dia Paz, subordinada ao tema “Uma juventude patriota e livre de vícios”, na Escola Secundária de Albazine, arredores da Cidade de Maputo, o antigo Estadista abraçou a ironia para explicar aos mais novos o que é preciso para a manutenção da paz no País.
Na sua intervenção, Armando Guebuza comparou a paz com o casamento, referindo que o casal que não namora sempre corre o risco de se separar e prejudicar o futuro dos filhos.
“A paz tem de ser sempre conquistada.Temos de trabalhar sempre. Porque a paz prevalece entre nós. É uma atitude constante. Num lar, para haver paz, tem de haver sempre namoro entre o marido e a mulher (…) Dez anos, vinte anos depois, continuam a namorar. Caso contrário, desfaz-se do lado. Sofrem as crianças que não sabem de nada. E nem entendem de nada. O patriotismo pertença e um território e de um povo. Mesmo que parte deste povo esteja na diáspora”, declarou Guebuza.
Relativamente aos problemas que Mocambique enfrenta actualmnte, o antigo Presidente da República referiu que as dificuldades sempre irão existir, porém, garantiu que com uma sociedade formada pode-se encarar as mesmas com maior clareza.
“Não! os problemas na vida nunca vão acabar. É triste dizer-vos isso, mas é isso mesmo. Os problemas na vida nunca vão acabar. Nunca vão acabar. Se a pessoa passa para a quarta classe, tem problemas da quinta classe. Se passa para a quinta, tem problemas da classe seguinte. E dentro de cada uma das classes tem os seus problemas. E no dia em que faz um curso superior e termina o curso superior também enfrenta os problemas da aplicação do seu curso. Acabar problemas é parar com a vida. Nós sempre teremos que ir enfrentando problemas e quanto mais bem informados e sobretudo formados estivermos, então iremos enfrentar com maior clareza esses problemas. Mas acabar problemas é melhor não chegar lá. Não vale a pena”, rematou.
Questionado sobre como foi governar o País depois da guerra, Armando Guebuza referiu que mesmo que não tivesse havido guerra a governação de um país é sempre problemática.

Facebook Comments