Share this
O Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais, uma iniciativa financiada pelo Banco Mundial com um orçamento global de 150 milhões de dólares, está a avançar a um ritmo considerado satisfatório em Namapa, na vila de Eráti, província de Nampula. As obras centram-se na construção de um reservatório apoiado, uma peça chave do futuro Sistema de Abastecimento de Água, que inclui captação, Estação de Tratamento de Água (ETA), Centro Distribuidor e a rede de distribuição. Esta nova infra-estrutura é edificada de raiz e visa a modernização e resiliência do sistema hídrico da região.
No terreno, o trabalho está coordenado entre o empreiteiro, a fiscalização e as equipas técnicas, com destaque para a edificação do reservatório, que terá uma capacidade monumental para dois mil metros cúbicos, equivalentes a dois milhões de litros de água. Este volume é essencial para a distribuição e armazenamento da água tratada, garantindo o abastecimento contínuo.
A conclusão das primeiras duas fases deste empreendimento terá um impacto directo e transformador na vida dos habitantes, assegurando água potável a um total de 74.749 pessoas. A melhoria significativa no acesso à água segura e saneamento em Namapa (Eráti) representa um contributo directo e essencial para a saúde pública, o desenvolvimento socioeconómico e a melhoria generalizada da qualidade de vida dos beneficiários.



Facebook Comments