Share this
O Governo, pronunciou-se, esta sexta-feira, sobre o polémico envolvimento dos filhos da governadora de Manica no exploração ouro na mina “Seis Carros”, em claro desrespeito do decreto do Conselho de Ministros e ordens expressas do Presidente da República, Daniel Chapo. Segundo o porta-voz do executivo, Inocêncio Impissa, a governadora Francisca Tomás, “não será sancionada por eventuais infrações cometidas pelos seus filhos”.
A posição foi manifestada durante um briefing à imprensa, no qual Impissa afirmou não existir qualquer “situação de abuso de poder” por parte da governadora, sugerindo que a responsabilidade é exclusiva dos seus filhos.
“Não há aqui uma situação de abuso do poder. Porque quem tem poderes é a doutora Francisca, que é governadora da província de Manica. Ela tem filhos, como qualquer um pode ter, e o que o seu filho faz, se for contrário à norma, significa que tem que se implicar à lei”, disse Impissa.
A argumentação sublinha que, caso o filho tenha cometido uma infração, deve responder perante a lei de forma autónoma e “e não tem nada a ver com o facto de ter uma mãe que é governadora”.
“É preciso perceber que, se ele tem uma empresa, ou se há alguém que tenha uma empresa nesta condição, se calhar tem idade suficiente para responder pelos seus próprios atos”, concluiu o executivo, encerrando a questão com a garantia de que a “senhora Doutora Francisca” não será sancionada por eventuais infrações cometidas pelos seus filhos.
Apesar da isenção de responsabilidade para a governadora, o Executivo fez um aviso claro a todos os que actuam fora da lei.
“O nosso apelo é que para todos aqueles que estejam a operar de forma ilegal neste período, e que forem localizados, que forem encontrados, sentirão a mão dura do Governo e das instituições do Estado”, alertou.



Facebook Comments