Share this
O Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique (EDM), Engenheiro Joaquim Ou-chim, realizou esta terça-feira, 30 de Dezembro, visitas de trabalho às Áreas de Serviço ao Cliente da KaMavota, KaMaxaquene, Matola e ao Centro Nacional de Despacho, com o objectivo de avaliar o nível de prontidão da empresa para assegurar o fornecimento de energia eléctrica durante a quadra festiva e a transição do ano.
Durante a visita, Joaquim Ou-chim interagiu com clientes e colaboradores, constatando que as equipas estão devidamente preparadas para responder ao aumento da procura característico deste período. Segundo o PCA, foram mobilizados 125 postos de transformação (PTs) e 179 viaturas para o serviço de piquete, reforço que foi efectuado em todo o país, em função das necessidades de cada região.
“A visita permitiu aferir o nível de prontidão da EDM para responder à elevada demanda e às operações típicas desta época. As áreas de serviço ao cliente estão preparadas e houve um reforço significativo em meios técnicos, recursos humanos e materiais”, afirmou.
O dirigente explicou ainda que foi reforçado o aprovisionamento de materiais para responder a eventuais avarias, bem como o posicionamento estratégico das equipas de piquete, transporte, distribuição e atendimento ao cliente, garantindo uma intervenção rápida sempre que necessário. Algumas avarias registadas nesta época estão associadas ao aumento do consumo doméstico, com o uso simultâneo de vários electrodomésticos em instalações que nem sempre suportam a carga, situação que exige pronta intervenção e aconselhamento aos clientes para o uso seguro da energia eléctrica.
Relativamente aos custos da preparação, Joaquim Ou-chim esclareceu que grande parte dos recursos utilizados já fazia parte dos meios existentes da EDM, nomeadamente viaturas e pessoal, tendo sido redistribuídos entre unidades operacionais, estando todas as acções enquadradas no plano anual de orçamento e actividades da empresa.
Questionado pelo Evidências sobre o desempenho da EDM em 2025, o PCA recordou que o ano foi marcado por desafios significativos, incluindo ciclones que afectaram severamente as redes eléctricas em Cabo Delgado e Nampula, bem como manifestações que condicionaram as operações da empresa. Apesar disso, a segundo OU-chim, a EDM conseguiu ultrapassar as metas de electrificação, tendo ligado cerca de 460 mil novas famílias à rede eléctrica, acima da previsão inicial de 420 mil.
O dirigente reconheceu ainda que 2025 registou um aumento da vandalização de infra-estruturas e do roubo de energia eléctrica, situação agravada pelas manifestações, referindo que os prejuízos totais ainda estão a ser quantificados.( Edmilson Mate)



Facebook Comments