USAID vai doar Seis milhões para melhorar a educação em Moçambique

SOCIEDADE

A Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID) vai doar cerca de seis milhões de meticais para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem, no sector primário, nos próximos três, um projecto que abrange mais de 450 mil alunos.

Através dum comunicado, a Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique disse que o valor será alocado a 1500 escolas localizadas nas províncias de Zambézia e Nampula. O projecto vai igualmente abranger cerca de 17 mil líderes comunitários, pais, responsáveis e voluntários da comunidade.

“As actividades incluirão o fornecimento de ferramentas práticas e técnicas aos pais para ajudarem os educandos em casa, na leitura e matemática. Como também o estabelecimento de centros de leitura comunitários e a criação de debates sobre género e direitos da rapariga”, refere a nota.

Por outro lado, USAID reconheceu os progressos de Moçambique, no que concerne ao aumento do acesso das crianças ao ensino primário, mas a qualidade do ensino deve se um desafio a longo prazo, sobretudo no que diz respeito ao apetrechamento das bibliotecas escolares.

Por entender que a maioria das crianças que que frequentam a escola em contextos de escassez de recursos aprende a ler melhor na língua que fala em casa, o governo dos Estados Unidos apoia a política de educação bilíngue em Moçambique.

Ainda na era da educação, a Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional vai concentram-se na melhoria do acesso das raparigas ao ensino médio e na sua conclusão, fornecendo programas de orientação para este grupo alvo, com destaque para a formação e materiais sensíveis ao género para professores e administradores e programas de envolvimento comunitário que enfatizem a importância da educação de raparigas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *