O Governo e o Sector Privado tem envidado esforços para travar a propagação da pandemia da Covid-19 em Moçambique. Na terça – feira, 08 de Junho, depois da Sessão do Conselho de Ministros, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, anunciou a criação de uma plataforma composta pelo Governo e por empresas do setor privado para a aquisição de mais vacinas contra covid-19.
De acordo com Armindo Tiago, até finais de Maio, pelo menos 350 empresas estavam envolvidas na iniciativa e as contribuições arrecadadas eram suficientes para a aquisição de cerca de 500 mil doses de vacinas.
O grosso das vacinas serão destinadas para o sector privado, uma vez que o Ministério da Saúde apenas vai receber cerca de 120 mil doses.
“Destas 500 mil doses, 120 mil doses seriam para ser utilizadas pelo Governo e as remanescentes distribuídas as empresas”, explicou o Ministro da Saúde.
No seu Plano Nacional de Imunização, o Ministério da Saúde tem planos de abranger 16 milhões de pessoas até finais do próximo ano. Contudo, Armindo Tiago admitiu dificuldades devido à grande procura, tendo reiterado a necessidade de a população reforçar as medidas de prevenção face a uma eventual terceira vaga.

Facebook Comments