Moçambique elabora Plano de Ordenamento Marítimo para proteger vida marinha

POLÍTICA

Com o objectivo de compatibilizar o uso e a protecção da vida marinha, bem como as condições de sustento das comunidades costeiras, segundo Filipe Jacinto Nyusi, o Governo está a elaborar um Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional.

Na sua mensagem por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, o Presidente da República declarou que o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional é elaborado no âmbito do compromisso de uma exploração equilibrada do mar e seus recursos, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para Nyusi, o facto de Moçambique ser banhado pelo Oceano Indico, uma costa caracterizada por extensas terras húmidas, permite com o país seja rico em ecossistemas e biodiversidade marinha.

“Neste contexto, o país junta-se aos esforços globais face aos desafios actuais e à necessidade de uma abordagem nova e integrada na gestão e utilização dos oceanos e mares, assim como da inovação tecnológica e desenvolvimento da Economia Azul”, disse o Presidente da República.

Se por um lado, o Presidente da República exorta os moçambicanos a promoverem uso racional e sustentável dos recursos marinhos. Por outro, insta a população a contribuir para a reversão da contínua degradação dos ecossistemas marinhos, decorrentes, em alguns casos, da acção humana e, noutros, das mudanças climáticas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *