Em Moçambique, sobretudo na cidade e província de Maputo, tende a aumentar o número de acidentes de viação quando chega a quadra festiva. Para evitar o derramamento de sangue nas estradas, o Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, lançou, recentemente, na Cidade da Matola, o Projecto Integrado de Segurança Rodoviária.
De acordo com o governante, a iniciativa “é de extrema importância na preservação da vida da população da província de Maputo”, tendo por isso endereçado uma saudação especial pelo seu contributo na observância das regras de trânsito para evitar o derramamento de sangue nas nossas vias públicas.
Ainda na sua intervenção, Júlio Parruque referiu que o parque automóvel da Província de Maputo cresceu de 285.000 viaturas em 2017 para mais de 400.000 viaturas em 2021. “Aliado a este crescimento está o comportamento humano que tem sido acompanhado pelo aumento da sinistralidade rodoviária. Os acidentes saldaram-se em ferimentos e perdas de vidas humanas em pouco mais de 176 óbitos”.
Parruque enalteceu, por outro lado, as melhorias trazidas por este projecto como reforço de infraestruturas com a colocação de passadeiras em mais de 16 pontos críticos previamente identificados, recrutamento e formação de 24 jovens facilitadores de trânsito, entre outras, com principal enfoque na Cidade da Matola e na Vila Municipal de Boane.
Facebook Comments