Mais de 5 mil beneficiam de projectos da Vale Moçambique de empoderamento da rapariga

PATROCINADO SOCIEDADE

A Vale Moçambique está a executar, desde Dezembro de 2021, dois projectos de empoderamento da rapariga, que beneficiam 5400 adolescentes e jovens residentes nos bairros de reassentamento de Cateme e 25 de Setembro, no distrito de Moatize, cidade de Tete.

O primeiro projecto consiste na distribuição de kits de dignidade feminina reutilizáveis, para adolescentes e jovens, acompanhada de oficinas de consciencialização do mesmo grupo-alvo sobre matéria de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (SDSR), com enfoque para gravidez precoce, violência doméstica, empoderamento da mulher e jovem, que são de grande importância nas comunidades abrangidas.

Esta iniciativa está a ser executada pela MEK Medical e BeGirl, empresas com ampla experiência em matéria de SDSR e vai abranger directamente 5,000 raparigas, ao longo de 02 anos. A segunda iniciativa, denominada “Ir Mais Longe”, vai beneficiar directamente 400 raparigas estudantes do ensino secundário, através da promoção de competências sociais para a sua inserção e manutenção no ensino secundário e para o seu empoderamento na comunidade.

As raparigas beneficiárias recebem apoio para elaboração de plano de desenvolvimento pessoal, com foco em desenvolvimento de capacidade de geração de renda, bem como capacitação comportamental e em empreendedorismo para as alunas do último ano do ensino secundário. Estas iniciativas reflectem a visão da Vale de que o empoderamento da mulher e da rapariga é a chave para o desenvolvimento de qualquer empresa e da sociedade.

A nível global, a Vale tem a meta de atingir 26% da presença feminina na força de trabalho, até 2025. Até novembro de 2021, a percentagem de mulheres entre os colaboradores da Vale era de 18,7%, contra 13,5% em 2019, quando a empresa firmou a meta para mulheres dentro de uma estratégia de diversidade global. Em termos numéricos, a empresa conta com 4.500 mulheres entre os seus colaboradores.

A mulher ocupa lugar central na Vale, não somente como colaboradora, assim como beneficiária das actividades da empresa, representando a maioria dos beneficiários da actividades sociais da Vale nas comunidades onde a empresa opera. A Vale tem realizado, anualmente, levantamentos socioeconómicos em Moatize que indicam, entre outros factos, uma taxa substancial de desistência escolar secundária da rapariga.

Tal facto deve-se, entre outros motivos, à falta de consciência das comunidades em males que impedem o desenvolvimento da rapariga, como a desigualdade de gênero, uniões prematuras, gravidez precoce, a violência doméstica. Por outro lado, a baixa renda das famílias resulta, dentre outros impactos, na dificuldade de acesso a kits de dignidade feminina, mencionados pelas raparigas como um factor limitador para a sua permanência na escola.

É neste contexto que a empresa decidiu implementar o Programa de Desenvolvimento da Rapariga, composto pelos dois projectos, o Projecto de Empoderamento da Rapariga – Kits de Dignidade Feminina e Conscientização e o Projecto Ir Mais Longe. Adicionalmente, a Vale estabelecerá grupos de poupança e crédito rotativo para as alunas do último ano do ensino secundário, de forma a promover oportunidades económicas. Todas as actividades trazendo, em seu seio, capacitações em temas como higiene, saúde, papel social, entre outros. O projeto Ir Mais longe está a ser implantado em parceria com a MP Consultores.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *