Hackers voltam a atacar e pedem 20 milhões de dólares para não vazar dados confidenciais do Ministério da Defesa

DESTAQUE POLÍTICA

 Na segunda- feira, 21 de Fevereiro, vários portais do Governo foram alvos de ataque informático, tendo ficado parcialmente inoperacionais durante algumas horas. O ataque foi reivindicado por hackers iemenitas.  Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), por sua vez, confirmou que os portais foram “capturados” por terroristas informáticos,  mas os dados continuam intactos. Entretanto, nas primeiras horas desta terça – feira, 22 de Fevereiro, os piratas voltaram a capturar alguns e “websites” de entidades governamentais e exigiram 20 mil dólares  para nao vazar informações confidenciais do Governo com destaque para o Ministério da Defesa.

 Reagindo ao ataque cibernético, o director – geral do Instituto Nacional do Governo Electrónico declarou que estavam em curso trabalhos com vista a blindar o Sistema para resistir aos próximos ataques informáticos. “Houve um trabalho de blindagem para protecção da nossa infra-estrutura, de modo a que não volte a acontecer nas circunstâncias em que aconteceu”, garantiu.

 No entanto, poucas horas depois de Hermínio Jasse anunciar a blindagem do Governo Electrónico,  os piratas voltaram a demonstrar a fragilidade a entrar em cena, capturando vários websites governamentais. No ataque de hoje, os terroristas informáticos pediram 20 mil dólares para nao vazar dados confidenciais, tendo dado um prazo de 24 horas ao Governo.

 “Olá, estamos de volta. Avisamos o governo que está completamente infiltrado, incluindo 34 Ministérios do seu governo. Se a quantia de 20.000 mil dólares não for transferida em Bitcoin, dados confidenciais serão vazados, incluindo o Ministério da Defesa e todas as informações dos oficiais e os e-mails secretos. O limite de tempo é de 24 horas…… Número de carteira Bitcoin: {{3FeFeloLRiGhXmvwW6UYowWEt8PZjCab8W}} [!] Gz-:[!] Y.C.A”, escreveram os piratas.

 Contactado pelo Evidências, o director – geral do Instituto Nacional do Governo Electrónico, declarou que nao houve registo de um ataque informático nesta terça- feira, adiantando que todos portais do Governo estão operacionais e que apenas foram desactivados para prevenir ataques cibernéticos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *