Fitch Solutions prevê forte recuperação da economia moçambicana em 2022

ECONOMIA

A agência de classificação de risco Fitch Solutions perspectiva  que o crescimento da economia moçambicana vai acelerar ano em curso à medida que o investimento e a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) aumentam. Na análise tornada pública na segunda- feira, 21 de Fevereiro, a Fitch, apoiando-se ao relaxamento das medidas restritivas, prevê para o presente ano uma forte recuperação da economia nacional.

“O levantamento das restrições de distanciamento social aumenta o consumo privado, enquanto um ambiente de segurança um pouco mais estável suporta investimentos mais fortes, principalmente no setor de hidrocarbonetos”, refere a Ficth Solutions que, por outro lado, prevê um crescimento real do PIB de 5%, por sinal acima dos 2,8% estimados em 2021 e notavelmente mais forte do que a média de 4% de 2015 a 2019.

De acordo com os dados tornados públicos pelo Instituto Nacional de Estatística, no terceiro trimestre do ano passado, em comparação com igual período de 2020, o Produto Interno Bruto cresceu 1,4%.

Por outro lado, aquela agência de risco espera que o crescimento do consumo privado acelere devido à decisão do Governo de reduzir as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19. Prevê-se um crescimento de 2,5 por cento, acima dos 1,6 por cento do ano passado.

Numa outra abordagem, a Fitch Solutions observa que o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 alcançou resultados animadores e que “a meta do Governo de vacinar totalmente metade da população até o final de 2022 parece provável de ser alcançada e até superada, potencialmente abrindo espaço para um relaxamento mais rápido das restrições. À medida que a economia reabrir, isso apoiará as condições do mercado de trabalho e a renda das famílias.”

O projecto da Total, considerado o maior investimento privado da história do continente africano, foi paralisado devido aos ataques dos grupos armados. Entretanto a Fitch observa que as condições de segurança tendem a melhorar, lembrando que a Total tem planos de reiniciar o projecto no ano em curso.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *