Site icon

Celso Correia adverte que Moçambique pode registar ruptura de stock de trigo devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia

O Governo, através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, advertiu, na segunda-feira, 14 de Março, que, devido ao conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia, o país poderá registar rupturas no stock de trigo e fertilizantes nos próximos dias. Segundo Celso Correia, a guerra entre os dois países do velho continente poderá resultar na subida de preços destes produtos e seus derivados no mercado nacional.

Falando à margem do lançamento oficial da ceifa de arroz, no Regadio do Baixo Limpopo, província de Gaza, Celso Correia reconheceu que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia poderá trazer não só problemas de ruptura do trigo, mas também no abastecimento de fertilizantes, adiantando que o conflito poderá precipitar a subida dos preços das duas matérias primas em Moçambique.

“Este conflito, que surge na Europa, trouxe o problema de ruptura no abastecimento do trigo ou pode trazer. Igualmente, pode trazer o problema no abastecimento de fertilizantes, porque alguns países que estão envolvidos no conflito são grandes produtores a nível global destes dois factores de produção determinantes para o sucesso de qualquer prática da agricultura. Portanto, o que se pode esperar é, primeiro, esta ruptura, depois uma redução da produção e, consequentemente, a subida dos preços, tanto por razões especulativas, como por razões objectivas, que é a falta de fertilizantes que são importantes para a produção agrícola”, declarou o governante.

Depois da passagem do Tempestade Tropical Ana, Moçambique foi na última semana fustigado pelo Ciclone “Gombe”. Falando do balanco preliminar no sector agrário, Correia reiterou que não grandes perdas, “excepto na produção da banana que sofreu em grande medida e também algumas áreas que ficaram alagadas”, garantido que há trabalhos que estão a ser feitos a nível nacional para assegurar que a campanha não seja impactada pela passagem daquele fenómeno natural.

Exit mobile version