EUA disponibilizam 2,3 milhões de dólares para melhorar infraestruturas críticas em Cabo Delgado

POLÍTICA SOCIEDADE

O Governo dos Estados Unidos de América, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), tornou público que vai disponibilizar 2,3 milhões de dólares para a construção de uma ponte e reparação de estradas em Cabo Delgado.

De acordo com a Embaixada dos EUA em Moçambique, as reabilitações e construção, que se enquadram na parte da R698 que liga Montepuez e Mueda, irão permitir, que enquadram viagens mais seguras entre os distritos do sul e norte da província, fomentar o crescimento económico, e melhorar o acesso à assistência humanitária.

Devido ao terrorismo que assola a província de Cabo Delgado desde Outubro de 2017, segundo dados da Administração Nacional de Estradas (ANE), 14 estradas foram severamente danificadas, sendo que sete pontes não resistiram a fúria do ciclone Kenneth.

Com vista a ajudar o Governo a reconstruir algumas zonas afectadas pelo terrorismo e pelo ciclone Kenneth, o Governo dos Estados Unidos de América, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, assinou um memorando de entendimento com a ANE e o Fundo de Estradas (FE) para arrancar com as obras de construção de uma ponte sobre o rio Mueda, pavimentação de estradas, e melhorias significativas na drenagem de estradas para evitar futura erosão.

Refira-se que os EUA vão investir os 2,3 milhões de dólares nos próximos dois anos com vista a melhorar algumas infraestruturas críticas na zona norte do país, sobretudo na província de Cabo Delgado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.