- Na província de Maputo
- Província de Maputo supera meta de arrecadação de receitas no primeiro trimestre em 10 %
A Brigada da Reacção Táctica (BRT) das alfandegas evitou, em Março último, a entrada, no país, de mais de cinco mil garrafas de bebidas alcoólicas, entre espirituosas, cervejas e espumantes de luxo, que estavam a ser contrabandeadas a partir do posto fronteiriço de Macuacua, no distrito de Namaacha,, província de Maputo. A entrada ilegal daquela mercadoria lesaria ao Estado em cerca de dois milhões de meticais.
Evidências
A informação foi tornada pública, semana finda, pelo director operativo das alfândegas na província de Maputo, Leonel Vasco, destacando que a mega apreensão resulta de um redobrar de esforços de várias forças operativas e de inteligência existentes ao nível da Autoridade Tributária para garantir maior fiscalização e combater o contrabando.
“Esta bebida foi apreendida no âmbito de uma operação conjunta em que estiveram envolvidos o departamento de investigação, as alfândegas locais ao nível da delegação aduaneira de Namaacha, conjuntamente com a polícia de Fronteira. A apreensão teve lugar junto ao posto de Macuacua. Estamos a falar de mais de cinco mil garrafas e o Estado podia perder mais de dois milhões de meticais”, garantiu Vasco.
Segundo a fonte, ao nível de todos os postos fronteiriços da província de Maputo, as alfândegas conseguiram recuperar mais de 15 milhões aos cofres do Estado em resultado de apreensão de produtos contrabandeados, com destaque para frangos, produtos de mercearia, óleo alimentar, entre outros.
Estes resultados operativos permitiram a Autoridade Tributária, ao nível da província de Maputo, superar as metas previstas para o primeiro trimestre, ao arrecadar mais de 6.4 mil milhões contra os 5.4 previstos, representando um subcumprimento de 10 %.
“O balanço para o primeiro trimestre é positivo”, assegura Leonel Vasco, para depois afiançar que os resultados até aqui obtidos estão em linha para o cumprimento da meta anual de 20 mil milhões de meticais.
Refira-se que decorrem neste momento operações um pouco por todo o país. Na província de Nampula, por exemplo, a delegação provincial apreendeu, a 14 de Maio, cerca de 53 toneladas de pedras semipreciosas que tinham como destino a República Popular da China. Ainda na semana passada, no âmbito do cerco contra a fuga ao fisco, as Alfândegas na capital do país apreenderam 19.800 celulares que eram transportados em mais de 250 caixas disfarçadas e sem a respectiva documentação, tendo sido apreendidos, ainda na província de Maputo, mais de cinco mil garrafas de bebidas alcoólicas diversas, incluindo detergentes.
Facebook Comments