Novas tarifas de transporte inter-provincial entram em vigor no dia 15 de Julho

DESTAQUE SOCIEDADE

Pela terceira no ano em curso, apoiando-se no alto custo do crude no mercado internacional, a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) anunciou, no dia 01 de Julho corrente, o reajuste dos preços dos combustíveis no país. O anúncio da ARENE foi mais um golpe para as aspirações dos moçambicanos e, sobretudo, para os transportadores que tem feito das tripas o coração para manter os autocarros nas estradas. Na cidade e província de Maputo, os transportadores decidiram, na segunda-feira (04), paralisar as suas actividades e o Governo se viu obrigado a subsidiar o sector de transportes de passageiros. Entretanto, o Executivo conseguiu apenas travar o reajuste do transporte urbano, uma vez que a partir do próximo dia 15 de Julho corrente a tarifa do transporte inter-provincial será reajustada.

Com a nova tabela de preços tornada pública pela ARENE, o gasóleo (diesel), que viu o seu preço fixado nos 87,97 meticais, passou, pela primeira vez na história de Moçambique, a ser o combustível mais caro. Ao nível das cidades e província de Maputo, o Executivo conseguiu adiar o reajuste da tarifa por seis meses, contudo não teve argumentos para convencer a Federação Moçambicana dos Transportes Rodoviários (FEMATRO) para não agravar tarifa de transporte inter-provincial de passageiros.

A FEMATRO, apoiando-se ao elevado custo dos combustíveis, tornou público que a provincial de passageiros, será agravada a partir de 15 de Julho do ano corrente, em consequência do elevado custo dos combustíveis.

De acordo com a tabela que o Evidências teve acesso, a partir do dia 15 de Julho, quem quiser viajar de Maputo a Lichinga vai pagar seis mil meticais, enquanto que no trajecto Maputo para Pemba passar-se-á a pagar 5500,00. Por sua vez, a viagem de Maputo a Nampula subirá de 3600.00 para 4500.00 Meticais.

Ainda no rol do agravamento da tarifa de transporte inter-provincial de passageiros, a viagem Maputo – Quelimane passara dos actuais 2800.00 para 3500.00 Meticais, sendo que a viagem Maputo – Chókwè vai sofrer um agravamento de 150 meticais, ou seja, passara a custar 500 meticais.

Se por um lado, a Federação Moçambicana dos Transportes Rodoviários na voz do seu vice-presidente, Sancho Mavunja, declarou que a nova tabela dos preços foi aprovada em Dezembro do ano passado, sendo que no presente decorre o processo de divulgação, por outro, adiantou as tarifas inter-distritais serão igualmente actualizadas nos próximos dias.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *