Elevados custos: Apenas metade de pacientes são submetidos a cirurgia de coração no HCM

DESTAQUE SAÚDE

O Hospital Central de Maputo (HCM), realizou com sucesso esta quarta-feira (06/07), mais uma cirurgia de coração aberto, o que eleva às estatísticas trezentos pacientes operados, desde que estes procedimentos iniciaram nesta unidade sanitária em Abril de 2008. De acordo com os dados do HCM, o único hospital público que realiza cirurgia de coração no país, o número de pacientes que dá entrada com problemas de coração, chega até sessenta (60) por ano, mas neste momento, apenas metade destes, é que são submetidos a este tipo de cirurgia dado os elevados custos.

Só para se ter uma ideia, uma cirurgia de coração aberto, chega a custar dez a quinze mil dólares americanos em média, um valor muito a quem das capacidades do bolso do pacato cidadão.

Nas contas dos especialistas do HCM, com a realização destas cirurgias no país, o Estado Moçambicano poupa em média, duzentos a trezentos mil dólares americanos com o envio de doentes para o exterior, dai que lança um apelo para que mais parceiros se juntem a iniciativa.

As cirurgias do coração são bastante complexas, duram em média, cinco a seis horas de tempo e servem para reparar ou substituir válvulas em pacientes cardíacos, o que exige da equipa envolvida, muita mestria e profissionalismo.

Falando do paciente que elevou ao número 300, operado esta quarta-feira, Atilio Morais, médico cirurgião, que comandou a equipa multidisciplinar de quinze profissionais de saúde nacionais, disse que a paciente operada é de trinta e seis anos de idade cuja doença a impossibilitava de levar uma vida normal.

A paciente, segundo sublinhou, foi diagnosticada insuficiência mitral severa pelo serviço de cardiologia, uma condição clínica que faz com que a válvula funcione com falhas.

“Para se entender melhor, o coração é o músculo que bombeia o sangue para todo o corpo e nele existem quatro válvulas, uma delas é a válvula mitral, que separa o átrio do ventrículo esquerdos.

A insuficiência da válvula mitral acontece quando esta válvula não se fecha corretamente após a passagem do sangue, permitindo que uma pequena quantidade retorne para o átrio”, detalhou em comunicado o maior hospital do país.

Geralmente, pessoas que sofrem da doença, sentem falta de ar após esforços leves, têm tosse constante, cansaço excessivo, palpitações e inchaço nos pés e tornozelos.

Importa referir que até ao momento, o HCM é a única unidade sanitária pública do país que realiza este tipo de cirurgia sendo que para tal, conta com o apoio de fundos do orçamento do Estado e diversos parceiros nacionais.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *