Share this
Numa altura em que a qualidade de ensino em Moçambique divide opiniões, a Primeira – ministra, Benvinda Levi, defendeu que o Executivo deve apostar na capacitação contínua da classe docente com vista a melhorar o processo de ensino e aprendizagem no País.
Benvinda Levi lançou este repto durante a cerimónia de empossamento da nova directora- geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), Lurdes Nakala.
“É nossa pretensão que prossiga os esforços visando aprimorar os mecanismos de definição dos princípios orientadores da planificação curricular de todo Sistema Nacional de Educação, bem como promover estudos e pesquisas visando a melhoria na elaboração dos currículos e produção de material educativo dos vários subsistemas, assim como na formação contínua dos professores”, apelou a Primeira – ministra.
A nova directora do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE) comprometeu-se a trabalhar com objectivo de prevenir os erros que registados num passado não muito distante na produção de manuais escolares.
“Temos que sentar com a equipa que está no INDE e, de forma conjunta, fazer o diagnóstico e traçar um plano de ação para nos prevenirmos no futuro de ações similares, portanto, temos a missão de conferir maior qualidade nesta missão de produção do livro para nos prevenirmos destes erros que aconteceram no passado”, declarou.
Para além da nova directora do INDE, Benvinda Levi conferiu posse ao novo director do Fundo Nacional de Investigação (FNI), Florêncio Maulano, tendo na ocasião exortado ao mesmo para elaborar estratégias visando promover e divulgar conhecimento, da investigação científica e inovação tecnológica.

Facebook Comments