“Macuas (de Nampula) são falsos e não têm direcção” – atira Eduardo da Silva Nihia

POLÍTICA
  • Depois do general Chipande, general Nihia deixa escapar estereótipo tribal

 

O general na reserva, deputado da bancada Frelimo, na Assembleia da República e chefe da Brigada Provincial de Assistência ao Distrito de Nampula, Eduardo da Silva Nihia, acaba de desferir um duro ataque contra os Macuas, deixando escapar para fora um estereótipo tribalista há muito tratado em surdina. Falando para os militantes do seu partido, o general Nihia acusou os Macuas, uma tribo predominante nas províncias da Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, de serem falsos e não terem direcção, tendo enfatizado que se sente envergonhado com o comportamento dos Macuas de Nampula, único local do país onde, no seu entender, a Frelimo tem estado a sofrer derrotas. De resto, não é de hoje que o povo macua tem sido referenciado como falso, mas é a primeira vez que um general de primeira linha, por sinal também pertencente àquela tribo, fala abertamente sobre o assunto.

 

Evidências

 

Os moçambicanos ainda nem sequer digeriram por completo os ataques tribalistas do general Alberto Chipande, que há alguns meses atirou-se contra os camaradas do Sul do país, acusando-os de terem abocanhado todas as oportunidades quando tinham consigo o martelo na mão, mas há um outro general que acaba de colocar lenha à fogueira.

 

Trata-se de Eduardo da Silva Nihia, general na reserva de primeira linha da Luta de Libertação Nacional e actual deputado mais velho da Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Nampula, que na última quinta-feira não teve esforços a medir e nem papas na língua, tendo acusado de forma aberta aos macuas de Nampula de serem traidores e falsos.

 

Nas últimas eleições autárquicas, a Frelimo saiu copiosamente derrotada na maior parte dos municípios de Nampula, com destaque para a cidade de Nampula, onde não ganha há já três pleitos eleitorais. Maior expoente da Luta de Libertação Nacional na província, Nihia não perdoa aqueles que, ao invés de candidatos da Frelimo, confiaram na Renamo para dirigir os destinos de cinco municípios de Nampula, nomeadamente: Cidade de Nampula, Cidade de Angoche, Cidade da Ilha de Moçambique, Nacala – Porto e Vila de Malema.

 

“Os de Cabo Delgado perguntam a mim, Nihia, o que se passa em Nampula? Não tenho resposta. Quando vou a Niassa, Nihia, o que se passa em Nampula? Quando vou a Tete ou Manica, o que se passa em Nampula? Todas as províncias estão indignadas com a província de Nampula”, desabafou.

 

No entender de Nihia, que falava durante a conferência distrital do partido Frelimo na cidade de Nampula, na qualidade de chefe da Brigada Provincial de Assistência ao Distrito de Nampula, apelida o povo macua de Nampula de ser falso e declarou ter vergonha do comportamento dos seus conterrâneos que preferem a Renamo em vez da Frelimo.

“Porque é que Inhambane não fica com a Renamo? Perguntam, vocês próprios sabem. Porque é que Manica, Chimoio, não fica com a Renamo? Porque é que Tete não fica com a Renamo? Porque é que Pemba não fica com a Renamo? A resposta, quero vos dar: os macuas são falsos. A resposta é esta: os macuas são falsos. Os macuas não têm direcção. Não tenho como, não posso esconder isso. Quando eu digo que tenho vergonha é porque sou do grupo macua”, sublinhou Nihia.

 

As declarações de Eduardo da Silva Nihia não passam da exteriorização de um discurso tribal latente dentro do partido no poder e não só. Antes deste discurso já era comum ouvir que os macuas são falsos.

Facebook Comments